Marcelo de Carvalho, 63 anos, fez comentários racistas no X (antigo Twitter), na última segunda-feira, 14, ao relatar um furto sofrido pelo irmão de seu filho em Barcelona, na Espanha.
O vice-presidente e sócio da RedeTV! enfatizou a raça de um homem para justificar o roubo que ele teria cometido na Europa.
“O irmão de meu filho mais velho acaba de ser assaltado em Barcelona. Obviamente um sujeito de aparência africana, dos milhões que a Europa deixou entrar, deu uma trombada nele, arrancou o celular e saiu correndo”, escreveu o apresentador na rede social.
O empresário ainda fez críticas à política migratória europeia. “Ao invés de salvar os muçulmanos africanos, vão acabar com a Europa”.
+ Ludmilla comemora vitória sobre Marcão do Povo na Justiça após caso de racismo
Após receber uma enxurrada de críticas dos seguidores, o ex-marido de Luciana Gimenez publicou uma segunda mensagem tentando se justificar.
“É um sujeito de aparência africana. Poderia ser de aparência japonesa. Poderia ser de aparência eslava, poderia ser de aparência viking. Eita saco de gente chata”, defendeu-se.
O segundo comentário, entretanto, foi em vão, visto que os internautas perceberam diversos indícios de racismo da primeira declaração do comunicador.
“O ‘obviamente’ fala por si”, comentou um usuário do X. “É chocante ler tamanho preconceito assim, de forma tão explícita, em pleno século XXI…”, refletiu outra seguidora. “Fico pensando, esse povo não tem pudor de ser preconceituoso em público, imagina quando não tem gente vendo”, comentou uma terceira.
Na sequência, Marcelo de Carvalho tentou justificar o termo “obviamente” usado na declaração, partindo do pensamento racista de que o homem negro certamente cometeria um crime.
“[…] Não retiro. Sou descente de imigrantes. Adoraria se eles, como nossos antepassados migrassem e quisessem construir, prosperar, se integrar. Não querem. Querem viver em comunidades, ditar seus próprios costumes, e sim, roubar, molestar. E se você não concorda ou é desconhecimento ou lacração de defesa do indefensável”, disse.
Em outra publicação, ainda na mesma discussão, ele chamou um usuário da rede social de “racista” ao dizer que não acha a atriz de Hollywood Dakota Johnson bonita por ser branca.
Na manhã desta terça-feira, 15, a postagem que gerou a repercussão não estava mais no perfil de Marcelo de Carvalho. No entanto, foram tirados prints das declarações iniciais e as demais ainda estão publicadas no X do empresário. Confira abaixo:

Postagem racista de Marcelo de Carvalho – Reprodução/Instagram
ASSISTA: Para quem me pergunta do “obviamente” , ou porque não está a par da realidade ou porque quer lacrar. Favor assistir. Não retiro. Sou descente de imigrantes. Adoraria se eles, como nossos antepassados migrassem e quisessem construir, prosperar, se integrar. Não querem.… https://t.co/j37zAKe2Z9
— Marcelo de Carvalho (@MarceloCRedeTV) July 14, 2025

Postagem racista de Marcelo de Carvalho – Reprodução/Instagram

Postagem racista de Marcelo de Carvalho – Reprodução/Instagram