Quem nunca ouviu falar em skincare? O termo, que ganhou ênfase nos últimos anos com o engajamento das redes sociais, significa cuidados com a pele. Muito além da estética, essa rotina reflete significativamente na saúde física — podendo evitar uma dermatite ou câncer de pele, por exemplo — e mental, visto que o autocuidado favorece o emocional, aumenta a autoestima e a autoconfiança, refletindo positivamente em diferentes aspectos da vida. Apesar dos benefícios populares, nem todas as pessoas, em especial as mulheres, conseguem dedicar ao menos uma hora do dia para tal tarefa, e para ajudar nesse quesito a influenciadora Pétala Barreiros lançou sua marca de beleza em 2021.

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“A Pétala Beauty é uma empresa familiar que surgiu através de uma necessidade”, explica. Além de influenciadora digital e empresária, Pétala é mãe de duas crianças e percebeu nas demandas diárias a necessidade de produtos rápidos, eficazes e acessíveis no mercado brasileiro. A partir dessa observação, surgiu a ideia de lançar um perfume, Laminae 33 (tradução de seu nome e 33 em homenagem à idade de Cristo, além da fragrância conter 33 notas), e o primeiro produto fortaleceu a criação da marca de beleza.

A empresária conta que a inspiração para os lançamentos costuma partir de suas necessidades em conjunto com as duas irmãs mais velhas e sua mãe. “Minha família já teve uma empresa de roupas masculinas, porém não era algo que ‘gritasse em nossa alma’, pois não tinha um representante masculino. Diferente da Pétala Beauty, que podemos vestir a marca, falar com propriedade, testar cada produto e realmente sentir a necessidade de cada cliente”, pondera.

Influência da marca na autoestima feminina

Divulgação/Pétala Beauty

Pétala relembra que um dos momentos mais delicados de sua vida refletiu na autoestima, o que a desestimulou em muitos quesitos. Recuperar a autoconfiança trouxe-lhe resiliência, por isso destaca que o objetivo da marca é mostrar tal força para inspirar todas as mulheres. “Quero que elas sintam um pouco de mim e da minha família, do nosso amor em cada produto, e que isso possa encorajá-las.”

A mulher brasileira é a inspiração da Pétala Beauty. “Muitas vezes ela não tem tempo para fazer um skincare, precisa de agilidade e quer se sentir bem, precisa melhorar a autoestima, se sentir confiante e capaz de fazer suas próprias coisas, e o autocuidado diário transforma isso. Quando fazemos dos cuidados parte da nossa rotina, aumentamos nossa confiança, e toda mulher merece essa transformação”, garante a influenciadora.

Diante da diversidade de marcas de beleza disponíveis no mercado, a empresária destaca seus diferenciais. Segundo ela, suas clientes não são vistas como um número, e sim como pessoas únicas, como uma amiga, uma irmã ou alguém próximo. Além disso, a marca conduzida exclusivamente de mulher para mulher favorece a compressão das necessidades do público-alvo.

Pétala explica como surgem as ideias: “Sempre desenvolvemos produtos conforme nossas necessidades. Por exemplo, todas as vezes que ia para a academia meu cabelo ficava seco e eu sentia falta de um produto para poder usar nesse tipo de atividade, bem como nas praias, então lançamos uma proteína capilar que protege os fios e evita danos.”

A marca conta com linhas práticas de cuidados com o rosto, cabelo e perfumaria, e em breve deve ganhar lançamentos de maquiagem e dermocosmético corporal. Além disso, todos os produtos contêm ativos naturais, para evitar efeito adverso e irritações, e são testados antecipadamente pelas CEOs da marca. “Buscamos sempre por tratamentos acessíveis, fáceis de fazer em casa e realmente efetivos, sem a necessidade inicial de passar em clínicas ou investir em diversos produtos.”

Pétala ainda destaca que a produção é totalmente brasileira, embora a perfumaria tenha importação de ingredientes franceses. Segundo ela, a ideia é manter a alta qualidade evitando preços exorbitantes, para favorecer o uso por diferentes classes.

O projeto da marca é ir além do comércio eletrônico em seu próprio site, é expandir para outras redes parceiras e conquistar lojas físicas e próprias, o que ajudará na acessibilidade. “Nosso objetivo é que os produtos cheguem sempre com o mesmo custo para todas as pessoas e regiões, pois sabemos que o custo de envio no Brasil não é tão acessível, é muito alto.”

Influenciadoras Pétala Beauty

Divulgação/Pétala Beauty

Para promover sonhos de mulheres que desejam trabalhar com as redes sociais, mas não têm oportunidade, e manter o propósito de acessibilidade, a empresária realiza seleções de influenciadoras digitais para a marca. O processo é aberto ao público feminino através de uma seleção de Reels no Instagram e requer somente duas coisas: desejo e criatividade. As selecionadas integram o time da marca, recebem todos os produtos em primeira mão, criam conteúdo exclusivo e são divulgadas no perfil da CEO.

“Quando pensamos em marketing é comum pensarmos em grandes influenciadoras que possam trazer grande visibilidade, mas eu quis buscar por pessoas reais, pessoas do dia a dia para provar a experiência da Pétala Beauty”, finaliza Pétala Barreiros.