Com 15 anos de história, a Maratona da Alegria, principal evento cultural da FM O Dia, já faz parte do calendário de entretenimento do Rio de Janeiro. Mais do que reunir grandes marcas e artistas no palco, o festival se consolidou como uma celebração da cultura popular, aproximando diferentes públicos e transformando a cidade em um grande ponto de encontro.
A cada edição, a Maratona envolve centenas de profissionais e impacta diretamente milhares de pessoas. Em 2024, por exemplo, foram mais de 10 toneladas de alimentos arrecadados, 200 fornecedores engajados e um alcance em mais de 15 bairros do Rio, reforçando a força cultural e solidária do evento. O público também é beneficiado pela acessibilidade: com presença marcante das classes populares, o festival é reconhecido por democratizar o acesso ao entretenimento.
“A cultura também é um ativo econômico, porque gera trabalho, ativa redes produtivas e abre espaço para quem, historicamente, não tinha acesso ao mercado. O que construímos na Maratona é uma engrenagem que conecta o popular à estratégia de marca, e funciona porque é real”, destaca Tuka Carvalho, CEO da FM O Dia.
Com mais de 10.000 empregos gerados diretamente em áreas como produção, técnica, segurança e logística, a Maratona vai além do palco, movimentando também a economia informal com ambulantes, transporte, alimentação e hospedagem. Esse impacto tem atraído grandes players: em 2025, a Vivo assume a cota especial do festival, sucedendo marcas como Gulf Oil e Cedae, que já marcaram presença em 2024.
Realizada anualmente no Rio de Janeiro, a Maratona da Alegria segue enraizada no território fluminense, mas acompanha a expansão da FM O Dia em nível nacional, com sedes e afiliadas em cidades como Vitória, Belém, Manaus, Macaé, Cuiabá e Cabo Frio. Com operação multiplataforma e audiência digital crescente, a rede fortalece seu papel como uma das principais plataformas de cultura e mídia voltadas à classe popular brasileira.