Edição nº2513 16.02 Ver edições anteriores

Mãos vazias

Victor Moriyama

Dezenas de pescadores de Minas Gerais e do Espírito Santo atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015, tiveram uma surpresa na semana passada, quando foram ao banco. Compensações acertadas com a Fundação Renova não foram depositadas, 90 dias depois do pacto assinado. Mais de mil acordos já foram firmados, dentro do Programa de Indenização Mediada (PIM), em diversas sessões de mediação. Como cada contrato tem uma data de vencimento, razoável supor que outros atrasos possam estar ocorrendo. Entre auxílio financeiro e indenizações, o gasto previsto é da ordem de R$ 2 bilhões.

Políticos
Orgia rodante

A informação é do grupo Patrulha Transparência, que fiscaliza gastos públicos no Ceará: os vereadores de Fortaleza estão queimando em seus carros oficiais, a cada semestre, R$ 1,2 milhão. Ao preço atual da gasolina, cada um deles teria que rodar 460 quilômetros por dia para justificar a despesa.

Lava Jato
Perdeu a hora

Condenado na Lava Jato, o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) está convencido de que é mínima a possibilidade atual de fazer um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal. Se antes hesitou por acreditar que Rodrigo Janot, a quem considerava inimigo, jamais aceitaria proposta do gênero, com a troca de comando na Procuradoria Geral da República uma luz no fim do túnel poderia ser acesa. Mas se apagou porque antes Lúcio Funaro abriu o bico e tirou todo o atrativo do que o ex-deputado tinha a contar. Um dos trunfos que Cunha tinha – desbaratar o “quadrilhão do PMDB”- o corretor o fez em detalhes.

OEA
Ele & Ela

Foi Maurício Rands quem substituiu Ideli Salvati no cargo de assessor do secretário-geral da OEA , Luis Almagro. O ex-deputado federal pernambucano foi do PT até 2012, quando saiu da legenda por não ter conseguido espaço para concorrer à Prefeitura de Recife, Frustrado acabou se aproximando do PSB. Nomeado secretário de Governo por Eduardo Campos, coordenou a campanha do socialista à Presidência da República. Ideli recebeu o cargo na OEA como prêmio de consolação, por não ter sido reeleita para o Senado por SC e não poder continuar no ministério de Dilma Rousseff.

BB
Novas demissões

Fabio Rodrigues Pozzebom

Menos de dois meses depois do último PDV, o Banco do Brasil vai anunciar um novo Plano de Demissão Voluntária. Quer, como no anterior, reduzir entre 9 e 12 mil o número de seus funcionários oferecendo um pacote de vantagens aos que concordarem em rescindir seus contratos.

Brasil
Mexe-mexe

Na semana passada, muitas conversas no Palácio do Planalto envolviam a possibilidade de uma mudança imediata na estrutura do primeiro escalão, como forma de dar oxigênio ao governo. Seria criado o Ministério da Segurança Pública, em paralelo ao Ministério da Justiça. A nova pasta estaria sob o comando de José Beltrame, ex-secretário da área no Estado do Rio, ficando o MJ com o advogado Gustavo Rocha, subsecretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, com quem Michel Temer tem despachos diários. No rol dessas alterações, a Torquato Jardim seria oferecido um passaporte de volta ao Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, onde esteve em 2016. Se vai aceitar é outra história

Bens de consumo
Bons tempos

Juan Monino

Novo indicativo de recuperação na atividade econômica. Depois de sucessivos anos em baixa, as vendas de fogões, geladeiras e lavadoras da indústria para o comércio cresceram 3% em 2017 – 13,9 milhões de unidades negociadas. Os dados serão divulgados essa semana pela Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos (Eletros). Segundo o presidente da entidade, Lourival Kiçula, também foram positivas as comercializações de portáteis (21%) – 66,9 milhões – e televisores (36%) – 11,5 milhões. Para o executivo, os bons números deverão se repetir, em 2018.

TST
“Data vênia”

Ives Gandra Martins Filho vai se reunir com os ministros do TST nessa segunda-feira 5. Na pauta, uma avaliação da jurisprudência da Corte frente à legislação trabalhista, em vigor desde novembro. Há rumores no tribunal, de que o presidente irá sugerir uma resolução definindo quais pontos da CLT são válidos para os antigos e os novos contratos. Só que Gandra chamou a OAB e outras entidades sindicais e de classe para um encontro, no dia seguinte, a fim de debater a mesma alteração de súmulas e orientações legais. Essa reunião está sob o risco de perder o objetivo. Por sorte, muitos ministros não querem definir o campeonato, na primeira rodada.

Sabesp
Pane na rede

Durante três dias, de 6 a 9 de outubro, todos os computadores da área de compliance da Sabesp, companhia de saneamento básico de São Paulo, ficaram fora do ar. Resolvido o “incidente técnico” pela Superintendência de Tecnologia da Informação estatal, os usuários dos terminais constataram que diversos arquivos de investigações que vinham realizando haviam desaparecido. Devido à natureza “sigilosa” das apurações não havia backup do material.

Jazidas minerais
À venda

Maior mina de carvão do País, com 28 mil hectares, o valor do ativo de Candiota, no sudoeste do Rio Grande do Sul, será conhecido até o final desse mês. Ainda em 2018, grupos privados poderão explorar as principais áreas da região, dentro do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O mesmo destino a CPRM dará às reservas de fosfato de Miriri, divisa de Pernambuco com a Paraíba, o cobre de Bom Jardim (GO) e o zinco de Palmeirópolis (TO).

São Paulo
À disposição

Ao participar do programa “internet para todos” em Salvador, na segunda-feira 29, Gilberto Kassab disse acreditar que João Dória será mesmo o candidato do PSDB ao Palácio dos Bandeirantes, agora que o senador José Serra decidiu não disputar o cargo de governador, em outubro. Presidente licenciado do PSD, diante de 280 prefeitos baianos, o ministro demonstrou claro interesse na vaga de vice, numa chapa com o tucano.

Armas
Chumbo grosso

Na maior feira de armas do mundo (Shot Show 2018), em Las Vegas, de 22 a 25 de janeiro, a Taurus lançou 20 novos produtos, algo inédito nos últimos 12 anos. A empresa já iniciou o processo de obtenção de licenças, para vender 2/3 das novidades no Brasil. Há modelos só para o mercado policial e militar. Para civis com autorização do Exército, a surpresa é a Raging Hunter. A Taurus diz que a arma é ideal para caça de curto e médio alcance e, ainda, para pescadores se defenderem de ataques de grandes animais. Fica esperto tubarão!!!

Automobilismo
No cockpit

Jose Mario Dias

Fora da maior categoria do automobilismo mundial em 2017, o piloto Felipe Nasr pode estar a caminho da Fórmula Indy. Seria sua primeira vez na categoria, com oportunidade de disputar a tradicionalíssima 500 milhas de Indianápolis, em maio. Duas equipes entraram na conversa com o brasileiro: a Menards e a de Bobby Rahal. A temporada começa em março.

Tópicos

boechat

Mais posts

Ver mais
X

Copyright © 2018 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.