O economista Mansueto Almeida, especialista em contas públicas e cotado para integrar a equipe do novo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda-feira, 16, em seu blog que a carga tributária no Brasil é “menor do que pensávamos, mas ainda maior do que a média dos países da América Latina”. Ele disse ainda que a carga tributária brasileira está mais próxima à média dos países ricos do que à dos latino-americanos.

“Bom, se a carga tributária, pelos dados do Tesouro Nacional, caiu apenas 0,7 ponto de porcentagem do PIB de 2011 a 2015, isso significa que mais de 3 pontos do PIB de piora fiscal nesse período veio do lado da despesa: aumento da despesa primária do setor público como porcentual do PIB”, disse Mansueto na publicação, que tem como base dados do Tesouro Nacional.

De acordo com Mansueto, a carga tributária brasileira está perto de 33% do PIB. “Sei que não é motivo para comemoração, mas vamos citar o dado correto”, afirmou, numa referência a dados incorretos que, segundo ele, estão sendo divulgados.

Ele lembrou ainda que, no ano passado, o IBGE fez revisão de toda a série do PIB desde 1995 e, assim, o cálculo da carga tributária (como porcentual do PIB) foi reduzido. “A receita está em queda nos últimos dois anos e, assim, a relação arrecadação como proporção do PIB também foi reduzida”, frisou.