Manoel Carlos está sob cuidados médicos; autor tem Parkinson

Aos 92 anos, autor de clássicos da teledramaturgia está afastado da mídia e enfrenta agravamento no quadro da doença de Parkinson

Diagnosticado com doença sem cura, Manoel Carlos passa seu legado para filha
Diagnosticado com doença sem cura, Manoel Carlos passa seu legado para filha Foto: Montagem reprodução/Web

Manoel Carlos, consagrado autor de novelas da Globo, está sendo acompanhado por uma equipe médica. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 18, pela produtora Boa Palavra, que representa oficialmente o escritor de 92 anos.

Em comunicado publicado nas redes sociais, a equipe do autor informou que ele “está sob cuidados médicos, acompanhado atentamente pela esposa, Elisabety, e pela filha, Júlia, além da equipe de saúde responsável pelo tratamento”.

A nota ainda destaca que a produtora é o canal oficial para atualizações sobre o estado de saúde de Manoel Carlos. “Todos os comunicados oficiais serão feitos por este perfil ou por sua assessoria de imprensa. Qualquer outra informação, divulgada por meios não oficiais, deve ser desconsiderada”, alertou o texto.

Em janeiro deste ano, os representantes do autor — carinhosamente conhecido como Maneco no meio artístico — já haviam informado sobre o agravamento de seu estado de saúde em decorrência do mal de Parkinson. Na ocasião, foi relatado um avanço no comprometimento motor e cognitivo.

Na mesma época, sua filha Júlia Almeida se manifestou publicamente para negar acusações de que estaria mantendo o pai em isolamento. Ela mencionou que Manoel Carlos havia passado por uma cirurgia no fim de dezembro, embora sem entrar em detalhes sobre o procedimento.

Afastado das novelas desde 2014, quando assinou a trama “Em Família”, Manoel Carlos foi diagnosticado com Parkinson há seis anos e, desde então, tem mantido uma rotina reservada, longe da mídia.