O escritor Manoel Carlos, que no último dia 14 de março completou 91 anos, ganhou de presente a série documental ‘Tributo’, disponível no Globoplay. O projeto conta com relatos de atores, diretores e outros profissionais que trabalharam nas novelas do veterano, reconhecido por trabalhos como Por Amor” (1997), “Laços de Família” (2000), “Mulheres Apaixonadas” (2003) e tantas outras obras.

+Cantor apontado como namorado de Preta Gil já teve boatos de romance com Pabllo Vittar

+Internado em estado grave: saiba tudo sobre o estado de saúde do cantor Anderson Leonardo

Maneco, como é conhecido no meio artístico, nasceu em 14 de março de 1933, no Rio de Janeiro. Ele estudou na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, mas abandonou o curso para seguir sua paixão pela dramaturgia. Sua carreira teve início no teatro, onde escreveu peças de sucesso, antes de migrar para a televisão.

O autor estreou na TV Globo em 1976, com a novela “Saramandaia”, mas ganhou notoriedade com “Livre para Voar” (1984), sua primeira novela no horário nobre.

  • Por onde anda Manoel Carlos?

Maneco vive em seu apartamento no Leblon, bairro nobre localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro. A região foi o cenário da maior parte das histórias criadas pelo novelista e virou marca de seus trabalhos na Globo.

  • De fora do Tributo

A equipe de Manoel Carlos afirmou que a família do autor não o impediu de participar do documentário. Em nota ao portal Leo Dias, disseram que a produção do Globoplay não convidou o veterano para participar da homenagem.

“Não é verdadeira a informação veiculada em 19 de março último, que a família do autor Manoel Carlos o teria impedido de participar da gravação do programa da Globoplay que retrata a obra dele. Diferentemente do que diz a reportagem, a família do autor sequer foi consultada pela equipe de produção e só tomou conhecimento do programa a partir de sua exibição”, informou a equipe ao veículo.

  • Aposentadoria

Após alguns anos afastado da televisão, Maneco anunciou sua aposentadoria em 2014, encerrando sua trajetória como autor de novelas.