Manifestantes pró-palestinos que protestavam contra a presença de expositores israelenses em uma feira internacional de joias entraram em confronto com a polícia, neste sábado (20), na cidade de Vicenza, nordeste da Itália, informaram as autoridades.

Cerca de 100 pessoas com cartazes que diziam “Libertem a Palestina!” e “Parem de bombardear Gaza!” organizaram a marcha, que a polícia tentou impedir usando jatos d’água. Os manifestantes, por sua vez, atiraram bombas de fumaça e rojões.

Mais de 1.300 expositores de quase 40 países participam da famosa feira “Vicenzaoro”, que começou na sexta-feira e se estenderá até a próxima terça, segundo os organizadores.

Um porta-voz do comitê organizador informou à AFP que os confrontos ocorreram a vários quilômetros do local onde se realiza a feira e que não atrapalharam o evento, e se negou a confirmar ou desmentir a presença de expositores israelenses.

O prefeito da cidade, Giacomo Possamai, disse que não havia justificativa para o uso da violência.

“É uma contradição se manifestar pela paz e por um cessar-fogo usando a violência”, afirmou em uma declaração publicada nas redes sociais.

ar/mm/fio/hgs/jvb/mvv