Luan é um dos jogadores mais comentados pela torcida do Corinthians na atualidade. Há quem o critique, mas também quem o defenda. O fato é que mesmo os seus defensores admitem que ele ainda não conseguiu apresentar o mesmo futebol dos tempos em que brilhou no Grêmio. Mas se depender de Vagner Mancini, isso irá acontecer em breve. O treinador não pretende desistir do jogador e lhe dará uma atenção especial. A diretoria também não quer “jogar fora” um investimento elevado.

Membros da comissão técnica e da diretoria avaliam que Luan ainda pode render frutos, mas precisa de apoio e que as pessoas demonstrem acreditar em seu futebol. A avaliação é que ele tem uma personalidade que se abala facilmente com as críticas e isso precisa ser melhor trabalhado. Neste ponto, Mancini tem atuado bem e sempre reforça a confiança no atleta. Contra o Atlético-MG, foi o segundo jogo seguido em que o atacante foi titular.

Os elogios públicos fazem parte deste “tratamento” ao jogador. A ideia é que a imagem negativa perante a torcida vá diminuindo, mas para isso Luan também precisa render em campo. As más atuações e a postura do atacante em campo, em alguns jogos, fizeram com que parte dos torcedores até levantasse a hipótese de que ele estaria com depressão, mas atleta e clube negaram a informação.

Mancini tem dado muitas oportunidades para Luan. Na derrota para o Atlético-MG, no sábado passado, o treinador fez questão de elogiar a postura do jogador, mas deixou claro que espera vê-lo tendo maior regularidade. “Precisamos cobrá-lo para ele ser mais do que foi hoje (sábado), mas é preciso entender que ele está se readaptando. Vamos acreditar que ele vai nos dar resposta”, disse o comandante corintiano, que sempre gosta de comentar individualmente a situação dos atletas nas entrevistas.

Nos bastidores, a diretoria espera que Luan realmente volte a apresentar uma sequência de bom futebol, já que foi contratado por um valor bem elevado. No final do ano passado, o Corinthians pagou 5 milhões de euros (R$ 22,7 milhões) por 50% dos direitos econômicos do jogador. O Grêmio ficou com a outra metade e ainda quitou valores devidos da transferência do lateral-esquerdo Juninho Capixaba ao time gaúcho. O atacante assinou contrato válido por quatro temporadas.

Sob o comando de Mancini, Luan ainda entrou no decorrer da partida em mais cinco jogos – contra Flamengo, Vasco, América-MG (dois jogos da Copa do Brasil) e Internacional. No total, o jogador já fez 14 jogos pelo Brasileirão e tem um gol marcado – contra o Fortaleza.