O Manchester United, depois de ser derrotado pelo arquirrival City no último fim de semana, perdeu nesta quinta-feira fora de casa para o Feyenoord por 1 a 0, na estreia na fase de grupos da Liga Europa.

Após uma primeira derrota no Campeonato Inglês diante do City (2-1), os comandados do técnico José Mourinho perderam na Holanda devido ao gol de Tonny Trindade, aos 34 minutos do segundo tempo.

Nada que gere muita preocupação no gigante clube inglês, que integra um grupo A formado também pelo Fenerbahçe turco e pelo Zorya, da Ucrânia. Mesmo assim, a segunda derrota em quatro dias é decepcionante, apesar do United ter entrado em campo com um time praticamente reserva.

Mourinho optou por dar ritmo de jogos a jogadores pouco aproveitados neste início de temporada, como Marcos Rojos, Ander Herrera, Morgan Schneiderlin, Juan Mata e Anthony Martial.

Com isso, somente o goleiro David De Gea, o zagueiro Eric Bailly e o meia Paul Pogba, habituais titulares, iniciaram em campo o jogo. O atacante Zlatan Ibrahimovic, assim como o meia Wayne Rooney, ficaram no banco.

A mexida equipe do United raramente ameaçou o Feyenoord, mas perdeu enorme chance de abrir o placar quando Martial apareceu cara a cara com o goleiro holandês, mas chutou para fora, aos 30 minutos.

O Feyenoord aproveitou a passividade do adversário para atacar e encontrou seu gol a 10 minutos do apito final. No lance, Tonny Trindade apareceu na marca do pênalti para finalizar de primeira um cruzamento rasteiro da direita.

Na outra partida do grupo A, o Zorya ucraniano venceu em casa o Fenerbahçe por 1 a 1, com o time turco empatando a partida aos 6 minutos do tempo adicional.

Com este resultados, o Feyenoord assumiu a liderança da chave com três pontos, enquanto, Zorya e Fenerbahçe somam um ponto e o United não pontuou.

– Athletic surpreendido, Roma empata –

No grupo F, o Athletic Bilbao, visto como um dos possíveis candidatos a ir longe na competição, foi surpreendentemente dominado e derrotado por 3 a 0 pelo modesto Sassuolo.

A pequena equipe italiana, que há dois anos disputava a segunda divisão de seu país, dominou o jogo e venceu a partida com gols de Lirola, Defrel e Politano.

Com a vitória, o Sassuolo estreou com o pé direito na chave e divide a liderança com o Rapid Viena, que venceu o Genk belga por 3 a 2.

Outro favorito a decepcionar foi a Roma, que ficou no empate em 1 a 1 com o Viktoria Pilsen, na República Tcheca.

Perrotti abriu o placar par os romanos em cobrança de pênalti logos aos 4 minutos de jogo, dando a impressão que construiriam vitória fácil, mas Bakos empatou para os tchecos sete minutos depois.

Com isso, a liderança do grupo E pertence ao Áusria Viena, que venceu por 3 a 2 o Astra na Romênia.

bnl/yk/am