Um dos gigantes do continente, o Manchester United, e o atual campeão da Liga Europa, o Sevilla, entrarão em campo nesta quarta-feira (29) na última chance de continuar lutando por uma vaga na próxima fase, num dia em que outros favoritos ao título como o Real Madrid e Bayern de Munique jogam com o dever de casa já feito.

– Sevilla ainda sem vencer –

Nos oito jogos que fez como treinador do Sevilla, desde que chegou à capital andaluza, em meados de outubro, o retrospecto do técnico uruguaio Diego Alonso não poderia ser pior: quatro empates e uma derrota no Campeonato Espanhol e dois jogos perdidos na Liga dos Campeões. O único triunfo foi na primeira rodada da Copa do Rei, por 3 a 0 sobre o Quintanar, da sexta divisão do futebol espanhol.

Na Europa, com dois pontos após quatro rodadas, a campanha do Sevilla parece fadada ao fiasco. Contra o PSV Eindhoven, no Sánchez Pizjuán, os sevilhanos têm uma última oportunidade para voltar a lutar pela classificação para as oitavas de final.

O Sevilla, último colocado do Grupo B, precisa da vitória para depender só de si e assim não ter que se preocupar com Feyenoord e Lens (ambos com 5 pontos).

Nesta quarta-feira, o Arsenal pode garantir sua classificação para as oitavas de final pontuando contra o Lens, e ainda assegurar o primeiro lugar se empatar ou vencer e o PSV não somar os três pontos em sua visita ao Sevilla, que se perder dará adeus às copas europeias nesta temporada, o que provocaria uma crise de proporções desconhecidas, no momento em que está imerso em LaLiga na luta para não ser rebaixado (15º).

“Precisamos de uma vitória. O time está abalado. Tem dado tudo de si mas não tem sido recompensado. O que não podemos é esmorecer. Temos que redobrar a aposta porque a recompensa vai chegar”, disse Alonso no sábado, depois de perder para a Real Sociedad (2-1).

– Tudo ou nada para o United –

O Manchester United (4º, 3 pontos) tem uma viagem complicada e decisiva a Istambul, para enfrentar o Galatasaray (3º, 4 pontos).

A derrota eliminaria os ‘Red Devils’ da Liga dos Campeões e em uma situação difícil até mesmo para disputar a vaga no playoff da Liga Europa.

O empate, embora não elimine a equipe de Erik ten Hag, também diminuiria muito suas chances, tendo que enfrentar na última rodada o Bayern de Munique, já classificado. Os bávaros, já com o primeiro lugar do grupo garantido, buscarão ampliar a sequência de 17 vitórias na fase de grupos da Liga dos Campeões contra o Copenhague, nesta quarta-feira.

– Napoli quer confirmar classificação –

O Real Madrid, já classificado para as oitavas de final, recebe o Napoli de Walter Mazzarri (2º, 7 pontos), precisando apenas de um empate para garantir o primeiro lugar do grupo C.

Já os italianos, que venceram na Serie A com o retorno de Mazzarri ao comando da equipe após a demissão de Rudi Garcia, garantirão uma vaga nas oitavas de final em caso de vitória. O empate também servirá desde que o Braga (3º, 2 pontos) não vença o último colocado Union Berlin (1 ponto), que terá à beira do campo um novo treinador, o croata Nenad Bjelica, chamado para salvar uma equipe afundada na crise, que não vence desde agosto e que nos últimos 15 jogos acumula 13 derrotas e dois empates.

– Real Sociedad e Inter lutam por liderança –

Com Real Sociedad e Inter de Milão já nas oitavas de final e o duelo entre as duas equipes marcado para o encerramento da fase de grupos, esta quinta rodada do Grupo D não deixará decidida nem a briga pela primeira posição nem pela vaga de acesso ao playoff da Liga Europa.

No entanto, os jogadores comandados por Imanol Alguacil têm a obrigação de obter um resultado melhor no jogo em casa contra o Salzburg (3º, 3 pontos) do que o dos ‘nerazzurri’ em Lisboa contra o Benfica (lanterna, 0 pontos), para chegar a essa última e decisiva rodada em ótimas condições de garantir o primeira posição do Grupo D.

bur-dam/mcd/aam/cb