Manchester United condenou “categoricamente” os insultos racistas publicados contra Paul Pogba nas redes sociais depois que o jogador perdeu um pênalti na segunda-feira contra o Wolverhampton (1-1).

“Todo o nosso clube está enojado com as ofensas racistas proferidas contra Paul Pogba no estádio e nas redes sociais. Condenamos categoricamente esse tipo de atitude”, declararam nesta terça os ‘Red Devils’ em um comunicado.

O francês, campeão do mundo na Copa de 2018, é o terceiro jogador na Inglaterra a ser alvo de xingamentos racistas na semana passada nas redes sociais por perder um pênalti, depois do jovem atacante inglês do Chelsea, Tammy Abraham, e do marfinense Yakou Meite, que joga na segunda divisão inglesa, no Reading.

“As pessoas que expressaram essas opiniões não representam os valores de nosso grande clube e é animador ver a grande maioria de nossos torcedores condenando isso também nas redes sociais”, destacou o United.

Pogba recebeu na segunda-feira o apoio de seu companheiro Marcus Rashford: “O Manchester United é uma família. Paul Pogba é uma parte enorme desta família. Se vocês o atacam, atacam todos nós”, tuitou.

“Asqueroso. As redes sociais precisam fazer algo a respeito disso”, afirmou o novo reforço da equipe de Old Trafford, o zagueiro central Harry Maguire.

A opinião é compartilhada pela associação Kick It Out, que luta contra o racismo no futebol inglês: “O número de publicações da mesma índole desde o inicio da temporada mostra até que ponto as declarações descriminatórias na rede estão fora de controle”, lamentou nesta terça a organização.

“Sem ação imediata e a mais forte possível, estes atos covardes seguirão se multiplicando”, avisou.

pi/clv/gh/iga/aam

MANCHESTER UNITED