O Mallorca se classificou nesta quarta-feira (24) para as semifinais da Copa do Rei ao vencer em casa o Girona por 3 a 2, com dois gols de Abdón Prats, em partida em que terminou com dez em campo devido à expulsão de Antonio Raíllo.

Três disparos de Cyle Larin (21′) e Prats (28′ e 35′) em apenas meia hora colocaram o Mallorca no caminho da vitória contra o atual líder do Campeonato Espanhol, que reagiu com um gol de pênalti de Cristhian Stuani (68′) e mais um do brasileiro Savinho (90’+5) nos acréscimos, mas não houve tempo para o empate.

O Girona, que buscava a primeira semifinal de Copa do Rei de sua história, foi surpreendido por um Mallorca muito vertical, que transformou o início da partida em uma troca de ataques.

Um avanço pela direita de Dani Rodríguez terminou com uma assistência para Larin, que sozinho contra o goleiro fez 1 a 0 (21′).

O Girona poderia ter empatado com um chute de Savinho defendido pelo goleiro do Mallorca, Dominik Greif (25′), mas o time não conseguia recuperar a posse de bola e aos 28 Abdón Prats fez 2 a 0 com um chute da entrada da área.

Prats voltou a balançar a rede pouco depois, ao converter um pênalti que foi marcado após revisão do VAR, que flagrou um toque de mão dentro da área de Antal (35′), o que dificultou muito o jogo para o Girona.

Os catalães voltaram melhor no segundo tempo, assumiram o controle da partida e prenderam o Mallorca em sua área, que com vantagem no placar optou por dar um passo atrás e se defender em seu estádio Son Moix.

O assédio dos visitantes finalmente deu frutos quando Raíllo derrubou Stuani na área, e foi marcado pênalti que o próprio atacante uruguaio converteu (68′).

Raíllo reclamou muito com o árbitro, que lhe deu o segundo cartão amarelo e expulsou o capitão maiorquino, deixando os donos da casa com dez.

O gol e a expulsão animaram o Girona, que levou mais perigo à área de Greif, mas o Mallorca conseguiu resistir às contínuas bolas alçadas na área até que Savinho apareceu nos acréscimos e diminuiu para 3 a 2 com um chute rasteiro (90’+5).

Esse gol deu ao Girona um impulso final, mas não conseguiu evitar que o Mallorca chegasse às semifinais da Copa do Rei pela quinta vez em sua história.

Na terça-feira, a Real Sociedad se classificou após vencer o Celta por 2 a 1, enquanto Athletic Bilbao e Barcelona disputam outra vaga nas semifinais nesta quarta.

O Atlético de Madrid fechará as quartas de final na quinta-feira contra o Sevilla.

— Confrontos das quartas de final da Copa do Rei (em jogo único):

– Terça-feira:

Celta de Vigo – (+) Real Sociedad 1 – 2

– Quarta-feira:

(+) Mallorca – Girona 3 – 2

(17h30) Athletic Bilbao – Barcelona

– Quinta-feira:

(17h00) Atlético de Madrid – Sevilla

(+) classificado para as semifinais.

gr/dr/aam/cb