KUALA LUMPUR, 3 DEZ (ANSA) – O governo da Malásia anunciou que as buscas por um avião da Malaysia Airlines desaparecido há quase 12 anos serão retomadas no fim de dezembro, na esperança de solucionar um dos maiores mistérios da história da aviação civil.
O voo MH370 levava 239 pessoas a bordo e sumiu dos radares em 8 de março de 2014, enquanto viajava entre Kuala Lumpur, na Malásia, e Pequim, na China.
Em 2015 e 2016, alguns destroços foram encontrados por acaso em ilhas e na costa africana no sul do Oceano Índico, mas a fuselagem segue desaparecida.
A teoria mais aceita até hoje é de que um dos pilotos teria desviado o Boeing 777 e voado no sentido sul sobre o Índico, até ficar sem combustível.
“As buscas em águas profundas serão retomadas no dia 30 de dezembro de 2025”, diz um comunicado do Ministério dos Transportes malaio.
O trabalho ficará a cargo da empresa britânica de exploração marítima Ocean Infinity, que já conduziu operações de busca pela aeronave em 2018 e no início de 2025, sem sucesso.
Segundo o governo da Malásia, as atividades serão realizadas “em uma área mirada onde se acredita haver a maior probabilidade de localizar o avião”. Kuala Lumpur também garante que o contrato prevê pagamento à Ocean Infinity apenas se a aeronave for achada. (ANSA).