14/11/2024 - 8:59
Aos 46 anos de idade, Maju Coutinho falou sobre a pressão que as mulheres sofrem para engravidar. A apresentadora do “Globo Repórter” refletiu a respeito das escolhas que já tomou na vida e ter um filho não está entre elas até o momento.
“Eu não fechei as portas, né? Eu já disse que não sei se quero [ter filho], já tive dúvida, já disse que não queria, já repensei. O mais difícil é separar: o que é genuinamente uma vontade e o que é pressão de uma cultura que diz que eu tenho que ser mãe?”, questionou durante participação no “Saia Justa”, do GNT, na última quarta-feira, 13.
A jornalista também lembrou de pessoas que trilharam seus próprios caminhos na maternidade, como Glória Maria: “Ela foi mãe quando quis. E foi mãe e foi feliz”.
+ Tudo sobre congelamento de óvulos, aposta de famosas para a maternidade
Maju ainda comparou a pressão imposta às mulheres com a experiência dos homens, mencionando que, ao contrário delas, eles não costumam enfrentar a mesma cobrança: “Para os homens, no geral, não tem nenhuma pressão.”
Em outro momento, Maju revelou que congelou seus óvulos. “Eu congelei óvulos, mas a sociedade não está preparada, você não tem um abraço de ‘olha, vem cá, abre o jogo, pode abrir, você não está sozinha'”, disse ela, explicando que passa por um processo de aplicações frequentes de medicação para estimular o corpo.
“Você tem que tomar aquelas injeções. Só que você tem que ir de acordo com o seu corpo, e às vezes você tem que tomar a injeção no trabalho. E ninguém sabe. E você pensa: ‘eu vou falar, o chefe vai pensar que eu vou querer engravidar. Agora que eu já estou ascendendo na carreira’.”
“Eu vivi esse dilema. Porque o remédio para congelar os óvulos, você tem que tomar na hora que o seu corpo diz, que o seu ciclo diz. Não é o horário que o seu trabalho diz”, declarou.