ISTOÉ Gente

Maju Coutinho fala sobre racismo educacional em ‘Sexta Black’, do GNT

Crédito: Reprodução/Instagram

Estreia nesta sexta-feira (29), no canal do YouTube do GNT, a temporada inédita do “Sexta Black”. O programa é apresentado pela publicitária, escritora e mestra em Relações Públicas Étnico-Raciais Luana Génot. A convidada do primeiro episódio é Maju Coutinho, apresentadora do Fantástico, que debaterá sobre racismo educacional e cotas.

+ Deolane Bezerra, Felipe Pior; veja os nomes mais cotados para ‘A Fazenda 14’
+ Lionsgate confirma que ‘Jogos Vorazes e ‘Jonh Wick’ terão filmes derivados

O tema do programa inicial desta temporada é “Antirracismo é matéria de escola”. “Nos últimos anos a pauta antirracista tem sido tema nas escolas, mas ainda temos muito que avançar. Dos livros didáticos, a proporcionalidade de professores e diretores negros e indígenas nas escolas e ao conteúdo programático aplicado, muito ainda precisa ser feito”, declarou Luana.

A jornalista disse que concorda com a existência das cotas raciais. “Mas eu sempre fui a favor. Tem que ter cotas. Não dá, o ponto de partida de muitos de nós é muito diferente de uma pessoa branca. Eu tenho muito medo do discurso da meritocracia. Existem méritos, talentos, não estamos discutindo isso, mas quem está muito atrás não consegue nem desenvolver o talento que tem, e que por falta de condições não consegue avançar”, diz.