Mais uma obra de arte sofre restauração equivocada na Espanha

ArtUs Restauración Patrimonio / Reprodução
Foto: ArtUs Restauración Patrimonio / Reprodução

Em 2012 a restauração feita por uma mulher de 80 anos a uma pintura do século 19 na parede de uma Igreja de Borja, na Espanha, viralizou na internet e se tornou motivo de piada no mundo todo por conta da completa distorção a obra original. Agora, mais uma vez em uma igreja da Espanha, outra restauração deu errado e um São Jorge do século 16 ganhou rosto rosado e armadura vermelha e cinza.

Segundo o jornal britânico The Guardian, o fato ocorreu em uma capela na cidade de Estella, que fica a sudoeste de Pamplona, ​​na região de Navarra.

Acredita-se que a restauração tenha sido realizada por um professor de artesanato local a pedido das autoridades paroquiais da Igreja de São Miguel.

O prefeito da cidade, Koldo Leoz, ficou muito irritado com a situação e usou seu perfil no Twitter para expor sua indignação. “Hoje Estella não está no noticiário por causa de sua herança histórica, artística, arquitetônica ou cultural espetacular, mas sim por conta das infelizes ações em relação a uma estátua do século 16 que pode ser encontrada dentro de um dos mais impressionantes templos religiosos da cidade”.

Ainda segundo o The Guardian, especialistas estão verificando se é possível desfazer o trabalho de restauração e retornar a estátua ao seu estado anterior.

 

Mais uma obra de arte sofre restauração equivocada na Espanha
Centro de estudios Borjanos / Reprodução