ROMA, 3 JAN (ANSA) – O site independente de notícias “Citizen News”, que tem sede em Hong Kong, anunciou que encerrará suas atividades e será fechado nesta terça-feira (4).   

Em nota oficial, os donos do veículo de comunicação atribuem o fechamento ao “clima de deterioração da mídia” no território e a necessidade de “garantir a segurança de todos os funcionários”.   

“Infelizmente, as rápidas mudanças e o agravamento do ambiente para a mídia nos tornam incapazes de alcançar nosso objetivo de informar sem medo. E, em meio a essa crise, nós temos que garantir primeiro que todos no barco estejam seguros”, informou o site.   

O portal havia sido fundado em 2017 e era um dos últimos a publicar notícias contra Pequim em língua chinesa.   

A notícia vem cerca de uma semana depois do portal “Stand News” ser alvo de uma grande operação policial que prendeu seis profissionais, entre diretores e jornalistas, por violar a polêmica lei de segurança nacional, aprovada em junho do ano passado.   

No período de implementação da legislação, o maior grupo de mídia independente do território também fechou as portas por conta de uma série de ações policiais contra seus diretores. O Next Digital, holding do magnata Jimmy Lai – já condenado por duas vezes -, fechou as portas e assim encerrou as atividades do “Apple Daily”.   

Desde o início de 2020, Pequim apertou a pressão contra os veículos de comunicação pró-democracia e os organizadores dos eventos que pediam mais liberdade no território.   

A lei de segurança nacional foi o principal instrumento para esse controle, já que aumentou o controle de qualquer tipo de manifestação, reclassificou “crimes” de secessão e terrorismo, além de instalar agências de segurança e inteligência em Hong Kong. (ANSA).