Mais um italiano é detido em Alligator Alcatraz

ROMA, 1 AGO (ANSA) – Mais um italiano foi detido no centro de detenção para imigrantes ilegais “Alligator Alcatraz”, na Flórida, informou o Ministério das Relações Exteriores da Itália na sexta-feira (1º).   

A Farnesina também afirmou estar trabalhando para a rápida repatriação de seu cidadão, supostamente natural de Lodi, que entrou em “Alligator Alcatraz” em 12 de julho, após ser preso em Miramar, no Condado de Broward.   

Funcionários do Consulado de Miami contataram sua família e verificaram as circunstâncias, além de acionarem o Escritório de Missões Estrangeiras (OFM) do Departamento de Estado, para obter informações sobre a repatriação.   

A nova prisão ocorre após dois cidadãos italianos, Fernando Eduardo Artese e Gaetano Cateno Mirabella Costa, serem detidos no local e depois transferidos para outro centro de imigrantes em Krome.   

Hoje, o governo de Giorgia Meloni informou que Artese já retornou à Itália, pois sua condição envolvia apenas violações das leis de imigração. Além disso, garantiu que ainda acompanha o caso de Mirabella Costa, que ainda precisa receber a autorização do juiz de imigração, responsável por avaliar as acusações criminais.   

O centro de detenção tem capacidade para abrigar até 5 mil imigrantes ilegais que aguardam deportação e é cercado por pântano e jacarés.   

O local é considerado ideal pelas autoridades da Flórida para garantir segurança máxima e dificultar qualquer tentativa de fuga de imigrantes ilegais sob custódia. (ANSA).