PARIS, 13 JUL (ANSA) – Mais de 900 mil pessoas agendaram a vacinação anti-Covid na França após o presidente Emmanuel Macron ter anunciado uma série de restrições para quem não tiver sido imunizado contra a doença.   

“Ontem [12], 926 mil franceses agendaram a primeira dose da vacinação, um recorde absoluto”, diz o perfil no Twitter do Doctolib, site responsável pelas reservas no país.   

Na última segunda-feira, Macron anunciou em rede nacional que o certificado sanitário usado para viagens dentro da União Europeia também valerá para o acesso a restaurantes, cafés e meios de transporte na França a partir de agosto.   

O certificado é dado a pessoas que tenham sido completamente vacinadas contra a Covid-19, que tenham se curado da doença recentemente ou que apresentem exames negativos. Além disso, a vacinação se tornará obrigatória para profissionais da saúde.   

O governo francês teme a disseminação da variante Delta do novo coronavírus, embora a pandemia hoje esteja sob controle no país, com menos de 30 mortes por dia.   

De acordo com o portal Our World in Data, 53% da população da França já está ao menos parcialmente vacinada contra a Covid-19, sendo que 37% das pessoas concluíram o ciclo de imunização.   

(ANSA).