Mais de 50.000 pessoas foram deslocadas devido aos incêndios florestais que afetam principalmente as províncias de Izmir, Manisa (oeste) e Hatay (sudeste), anunciou a agência turca de gestão de desastres, Afad, nesta segunda-feira (30).
“Mais de 50.000 cidadãos de 41 localidades foram temporariamente realocados para áreas seguras”, escreveu a Afad no X.
O distrito de Seferihisar, na província ocidental de Izmir, foi o mais atingido pelos incêndios que assolam o país desde domingo.
A agência forneceu dados parciais sobre a evacuação de 42.300 pessoas em seis localidades daquele distrito, enquanto 2.936 e 1.500 foram deslocadas nas províncias de Manisa e Hatay, respectivamente.
A Afad também informou que 79 pessoas foram hospitalizadas brevemente. O incêndio danificou 132 casas e um estabelecimento comercial na província de Izmir, e 64 casas, três estabelecimentos comerciais e 20 estábulos foram afetados em Bilecik.
O combate aos incêndios continuou na manhã desta segunda-feira nas províncias de Izmir e Manisa, após ter começado no domingo.
O incêndio florestal em Izmir, que começou por volta das 13h (07h de Brasília) no domingo, se espalhou rapidamente devido aos ventos entre 70 e 117 km/h, disse o governador provincial, Süleyman Elban.
hmw-bg/clr/hgs/mb/aa/jc