Mais de 250 pessoas foram evacuadas na noite de sábado (16) na Turquia após um novo incêndio na província turística de Çanakkale, no noroeste do país, informaram as autoridades.
O incêndio começou no sábado e se espalhou rapidamente devido aos fortes ventos que sopravam nas colinas perto da cidade de Galípoli, localizada no Estreito de Dardanelos, muito frequentado durante o verão.
“Como medida de precaução, 251 moradores de cinco vilarejos foram realocados para áreas seguras”, escreveu o governador de Çanakkale, Omer Toraman, no X. Imagens foram divulgadas mostrando as colinas iluminadas por chamas brilhantes e enormes nuvens de fumaça.
Doze aviões, 18 helicópteros e 900 socorristas se juntaram à operação de resgate ao amanhecer, informou a Direção Florestal no X.
Este destino turístico, popular por suas antigas ruínas troianas e pelo campo de batalha de Galípoli, onde milhares de soldados morreram durante a Primeira Guerra Mundial, sofre com uma seca extremamente severa desde o último ano, observou o governador.
O acesso a locais históricos perto da cidade de Eceabat está fechado.
Mais de 2.000 pessoas tiveram que ser evacuadas desta província turca em 11 de agosto devido a um incêndio florestal.
A Turquia, que vivenciou o mês de julho mais quente desde o início dos registros meteorológicos, há 55 anos, enfrentou vários grandes incêndios florestais nas últimas semanas. Quatorze pessoas morreram combatendo as chamas em julho no oeste do país.
hmw/sbk/clc/msr/mmy/aa