ROMA, 1 ABR (ANSA) – Mais de 16 milhões de italianos estão prontos para viajar durante o feriado de Páscoa e no dia 25 de abril, data em que é celebrado o aniversário da Libertação da Itália, segundo dados divulgados neste sábado (1º) pelo Observatório do Turismo Confcommercio, Sem contar com os 2,5 milhões de indecisos, haverá pelo menos 8 milhões de viajantes, sendo que 60% passarão duas noites fora de casa. Além disso, um em cada 10 pessoas vai “prolongar” a folga durante toda a semana.   

A pesquisa ressalta que um em cada dois cidadãos vão viajar para destinos dentro da própria região, enquanto que oito visitarão outros lugares da Itália e outros dois o exterior.   

As regiões balneárias são as mais procuradas (22%), seguidas pelas cidades de arte e vilas (28%).   

Por outro lado, no feriado do dia 25 de abril, atualmente 8,2 milhões de italianos já se organizaram e outros 4 milhões estão pensando seriamente em sair de férias. Segundo a pesquisa, 42% vão ficar na própria região e 14% vão para o estrangeiro.   

Toscana, Lazio, Emilia-Romagna, Puglia, Ligúria, Vêneto e Campânia são as regiões mais procuradas na Itália. Já no exterior, os destinos preferidos são Espanha e Grécia.   

“O turismo voltou a ser o motor da economia italiana”, disse o presidente da Confcommercio, Carlo Sangalli, acrescentando que, “para consolidar estes resultados, é necessário investir, sobretudo, em infraestruturas e agilizar os tempos de utilização dos fundos do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PNRR) de forma segura”.   

“Uma oportunidade única na vida que não podemos deixar passar”, concluiu Sangalli. (ANSA).