LONDRES, 14 AGO (ANSA) – Mais de 100 ONGs internacionais assinaram um apelo nesta quinta-feira (14) onde denunciam o uso da fome por Israel como “arma” na Faixa de Gaza.
“Parem de usar ajuda humanitária como arma enquanto a fome se agrava” em território palestino, escreveram organizações como Médicos Sem Fronteiras, American Near East Refugee Aid e Oxfam em um comunicado conjunto divulgado em Jerusalém.
As ONGs criticam o fato de as autoridades israelenses “não terem autorizado nenhum envio de ajuda vital desde 2 de março”, apesar de mais de “60 pedidos”. Elas também sustentam que “a distribuição [de suprimentos] foi confiada como monopólio – em quantidades insuficientes e com ameaças às vidas dos palestinos – à controversa Fundação Humanitária de Gaza (GHF)”, uma organização americana que tem trabalhado junto aos civis do enclave.
Esta semana, o Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas alertou que a desnutrição aguda tem disparado em território palestino, com mais de 300 mil crianças em “risco grave”.
Ao mesmo tempo, um grupo de países, com autorização de Israel, começou a lançar alimentos em Gaza, nos últimos dias, por via aérea, após pressão internacional. Já a entrada de ajuda humanitária por terra também segue controlada pelo governo judeu. (ANSA).