MADRID, 8 MAI (ANSA) – Após a primeira fumaça indicar a falta de consenso no conclave, três novos cardeais surgiram como “possíveis candidatos” para suceder o papa Francisco, cuja morte ocorreu aos 88 anos no último dia 21 de abril.
Em publicação divulgada nesta quinta-feira (8), o jornal espanhol “El País” apontou que as chances do filipino Pablo Virgilio David e dos espanhóis Cristobal Lopez Romero e Angel Artime estão aumentando para uma possível eleição a papa.
Lopez, 72 anos, salesiano e missionário de longa data, é o atual arcebispo de Rabat. Já Artime, 64, foi nomeado cardeal por Jorge Bergoglio em 2023 e no ano seguinte pró-prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada, cuja diretora é uma mulher, Simona Brambilla.
Por sua vez, David é arcebispo de Kallookan, nas Filipinas, e foi recentemente nomeado cardeal. Segundo a imprensa internacional, seu nome vem sendo considerado por membros do Vaticano devido ao seu estilo discreto.
Nos últimos dias, a plataforma de apostas Polymarket tem apontado o cardeal italiano Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, como o favorito a assumir a liderança da Igreja Católica, com 30% de chances de ser o escolhido. Atrás dele aparecem o filipino Luis Antonio Tagle (19%), o italiano Matteo Zuppi (11%), o também italiano Pierbattista Pizzaballa (9%) e o ganês Peter Turkson (8%). (ANSA).