BRASÍLIA, 14 SET (ANSA) – Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha apontou que 54% dos brasileiros são contra a aprovação de uma anistia para livrar da cadeia o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão por organização criminosa, tentativa de golpe de Estado e mais três crimes.
De acordo com o levantamento, realizado nos dias 8 a 9 de setembro, antes da sentença do Supremo Tribunal Federal (STF), outros 39% são favoráveis ao perdão, enquanto 2% se disseram indiferentes, e 4% não souberam opinar. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Ainda segundo o Datafolha, 61% dos entrevistados não querem anistia para os responsáveis pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, enquanto 33% são a favor.
A pesquisa chega no momento em que parlamentares bolsonaristas tentam acelerar a votação da anistia no Congresso Nacional, com apoio de partidos do centrão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assegurou na semana passada que o governo vai trabalhar para barrar a medida.
Enquanto isso, de acordo com o Datafolha, 50% dos brasileiros defendem a prisão de Bolsonaro, e 43% são contra. (ANSA).