Geral

Maioria dos relacionamentos sobreviveu durante a quarentena, indica pesquisa

Levantamento feito com exclusividade para IstoÉ pela Toluna mostra que apenas 1% dos entrevistados se separou durante a pandemia

Crédito: Pixabay

Letalidade do coronavírus para os relacionamentos é baixa, indica pesquisa (Crédito: Pixabay)


Desde fevereiro de 2021, quando a pandemia começou a fazer com que muitos brasileiros adotassem o isolamento, apostava-se que, além de vidas, o coronavírus exterminaria muitos relacionamentos. Afinal, como aquelas pessoas iriam aguentar dias, semanas, meses convivendo 24 horas por dia? Quase 15 meses depois, a maioria dos casais passou com louvor pela prova de tolerância.

+ Estudo comprova presença do coronavírus no cérebro de pacientes
+ Reino Unido flexibiliza restrições apesar do receio por variante indiana do coronavírus
+ Coronavírus: prefeito do Rio quer vacinar até outubro todos os maiores de 18 anos

É o que mostra levantamento feito pela empresa de pesquisas de mercado Toluna, a pedido da IstoÉ. Os dados revelam que apenas 1,09% dos entrevistados se divorciou ou separou durante a pandemia. Do universo de 825 pesquisados, 465 eram casados em fevereiro do ano passado. Destes, 448 continuam sob o mesmo teto em maio deste ano.

No mesmo período, 5,94% começaram um relacionamento novinho em folha. Dos 213 solteiros do início de 2021, 167 ainda não iniciaram uma nova parceria até agora. Curiosamente, o percentual dos que terminaram um namoro durante a pandemia é exatamente igual: 5,94%.

Com mais de 20 anos de experiência em pesquisas de mercado, a Toluna fez esse levantamento ouvindo 418 mulheres e 407 homens. A maioria é da região Sudeste (53,58%), seguida do Sul (18,55%), Nordeste (17,58%), Centro-Oeste (6,06%) e Norte (4,24%).

Motivos pra ficar ou partir

A psicóloga Márcia Tolotti explica o que pode ter levado uma minoria a se separar durante o período de pandemia. “A convivência fica bastante acentuada e muito mais intensa. Essa intensidade quebra algumas barreiras, e as ‘manias’ foram ficando mais evidentes. Situações que anteriormente eram irrelevantes passaram a ser intoleráveis. Valores, posicionamentos políticos, culturais e questões financeiras não puderam ser mais jogadas para debaixo do tapete”, diz. 

Por outro lado, entre os que optaram ficar junto, a motivação pode ter sido o medo da solidão, o que também não é benéfico. “Casar, morar junto apenas para não se sentir só pode funcionar no curto prazo, mas dificilmente será uma relação que se sustentará. A base, o ponto de ancoragem está equivocado, é pautado no medo ou na conveniência e não propriamente no tesão, na cumplicidade e admiração. Então viver com alguém para não se sentir isolado é ruim”, explica Márcia. Cristian Cesar, jornalista de 22 anos, passou por situação parecida.

Tudo começou pelo Tinder. Tínhamos um certo carinho um pelo outro e, na semana do meu aniversário, ele me chamou para sair. Me lembro que estava em êxtase porque havia terminado o TCC e fui aprovado”, começa. “Na época,  Lucas* começou cheio de carinho e eu dei a chance. Fomos ao Ibirapuera, e foi um momento em que eu me senti bem. Por conhecê-lo há 4 anos, nada daquilo era novidade.”

Cristian explica que trabalhava desde 2018 de home office e, por isso, estava acostumado a ficar em casa. Portanto cumprir a quarentena não foi tão problemático. Coisa que não aconteceu para Lucas*. “Na época ele me dizia que não conseguia cumprir a quarentena, mas eu conseguia. Ele me cobrou muito para sair toda semana e aquilo foi me doendo. Tinha medo de acontecer algo com minha família”, continua o jornalista. “Com a chegada desse relacionamento, essas coisas foram me incomodando. Eu queria minha casa.”

Márcia explica que, nesse caso, a separação é o ideal, e foi isso que Cristian fez. “O problema é quando acreditamos que o outro nos fará feliz. Não só eu terceirizo a felicidade (lócus externo) como não me auto-responsabilizo pelo meu bem-estar. Isso é um problema. Então vou ‘buscar’ um culpado, um bode expiatório e aí a separação fica inevitável. Nem toda separação é ruim, romper com situações ruins é sinal de boa saúde mental”, comenta a psicanalista. Cristian e Lucas* terminaram, e o jornalista garante que foi o melhor a fazer. “Tenho consciência que dei o meu máximo e considero o término algo positivo. Foi melhor assim.”

Já Erica, de 41 anos, foi uma das pessoas que conseguiu engatar um relacionamento que deu certo durante os tempos de pandemia. “Nos conhecemos pelo Happn em agosto de 2019, porém não era nada sério, estávamos apenas conversando porque moramos em cidades diferentes na Itália.”

Tudo mudou em 2020, quando os dois começaram a se aproximar. Por causa do lockdown, não podiam se ver, mas isso só deixou Erica e o date ainda mais próximos. “No início de março do ano passado, já estávamos nos aproximando mais e querendo criar uma relação. Veio a pandemia, o lockdown e ficamos presos dentro de casa por quase 3 meses”, explica.

“Ele foi se abrindo mais e eu também – tudo por mensagem de WhatsApp. Depois as ligações começaram a ficar mais frequentes. Então vieram as vídeo chamadas. Não podíamos nos tocar, não podíamos estar juntos, mas ele foi se demonstrando cada vez mais interessado, e eu também. Ao ponto que os primeiros ‘eu gosto de você’, ‘vamos passar por essa juntos’, ‘você é importante para mim’ se deram durante esses meses de lockdown. No final da quarentena, no dia 29 de maio quando finalmente conseguimos nos ver depois de quase 4 meses distantes, ele me pediu em namoro”, conta Erica. 

Para finalizar, ela conta que não pensou nenhuma vez em se separar durante esse tempo. “Pelo contrário: Pensamos que seria um bom teste para sabermos se realmente queríamos estar e ficarmos juntos. E deu certo!”

Famosos

Se tem uma coisa que marcou o ano de 2020, início da pandemia do novo coronavírus, foi as inúmeras separações dos famosos. Num ano em que muitos casais precisaram ficar unidos em casa devido ao isolamento social, alguns optaram por colocar um ponto final no casamento, noivado e namoro.

Na lista abaixo podemos ver algumas separações que repercutiram e deixaram muitas pessoas em dúvida se o amor realmente existe. Confira!

Whindersson Nunes e Luísa Sonza: Em maio deste ano, o humorista e a cantora decidiram, de comum acordo, se separar. No Instagram, o ex-casal publicou o mesmo texto noticiando o fim do casamento que aconteceu em fevereiro de 2018. “Pensamos bastante na nossa decisão e decidimos terminar nosso casamento para poder continuar tendo um relacionamento saudável, com parceria, amizade, respeito, admiração e muito amor. Não precisam tentar procurar um motivo maior, pois não existe. A gente sabe que a partir de agora vão inventar centenas de motivos diferentes, mas a única verdade é essa: a gente cresceu, mudou, evoluiu, e seguimos caminhos diferentes, pelo menos por agora. E é só”

Luan Santana e Jade Magalhães: Após 12 anos de noivado, o cantor e Jade Magalhães anunciaram o fim do relacionamento: Em um texto nas rede sociais, eles disseram: “Algumas situações nem sempre são da maneira que gostaríamos que fossem. Não é fácil fechar a porta daquilo que, por anos, acreditei ser minha felicidade. A vida continua e chegou a hora de renascer!”.

Demi Lovato e Max Ehrich: A cantora terminou seu relacionamento com Max. Eles o noivado em 22 de julho deste ano. O ator pediu a mão de Demi em uma praia.

Nego do Borel e Duda Reis: Após seis meses de noivado, Borel e a atriz decidiram colocar um um ponto final na relação. Em suas redes sociais, o ex-casal informou o término.

Monique Evans e Cacá Werneck: A apresentadora terminou seu namoro de seis anos com a DJ Cacá Werneck em uma situação polêmica. Segundo informações do colunista Bruno Tálamo, do programa “A Tarde é Sua”, o relacionamento teria chegado ao fim por culpa da filha de Monique, Bárbara Evans, que não se dá bem com Cacá e teria sido a pivô da separação.

Ao contrários de tantas separações, outra parcela das personalidades resolveu oficializar suas uniões e se casar, mostrando que o amor venceu. Veja a lista das beldades que subiram ao altar!

Gretchen e Esdras de Souza: A rainha do bumbum deu o que falar ao se casar pela 18ª vez. Gretchen subiu al altar no dia 30 de outubro com o saxofonista paraense Esdras de Souza. A celebração foi realizada em uma balsa em Belém (PA).

João Kléber e Mara Ferraz: O apresentador João Kléber e Mara Ferraz: se casaram no dia 05 dezembro. A união aconteceu na casa da jornalista em Piracicaba, interior de São Paulo.

Fábio Assunção e Ana Verena: Em pouco tempo de relacionamento, o ator Fábio Assunção resolveu trocar alianças com a advogada Ana Verena Pinheiro no dia 1º de outubro.

Pedro Scooby e Cintia Dicker: O surfista Pedro Scooby se casou em Portugal no 9 de novembro com a modelo gaúcha Cintia Dicker. A cerimônia foi pequena e reuniu os amigos e familiares mais próximos do casal.

Cristiane Rozeira e Ana Paula Garcia: A jogadora da Seleção Brasileira Feminina de Futebol Cristiane Rozeira, se casou com a advogada Ana Paula Garcia Silva em uma cerimônia sem convidados no dia 15 de agosto, em Ilhabela, no litoral de São Paulo.

Com a pandemia da Covid-19, anônimos e personalidades encontraram muita dificuldade de se relacionar e conhecer novas pessoas. Com isso, alguns deles decidiram dar mais uma chance para o amor e reatar com seus antigos parceiros. Saiba quem são eles!

Marília Mendonça e Murilo Huff: Em julho do ano passado, a cantora sertaneja e Murilo Huff colocaram um fim ao namoro de três anos. O motivo teria sido um flagra de mensagens comprometedoras no celular do também cantor. Eles deixaram tudo isso de lado e reatam o romance em novembro de 2020.

Gusttavo Lima e Andressa Suita: O cantor chocou uma legião de fãs e admiradores ao terminar seu casamento de cinco anos com Andressa Suita. Segundo a modelo, ela foi acordada de madrugada pelo ex-marido que deu a notícia da separação. Desde o começo deste ano, o casal foi flagrado por diversas vezes juntos, algo que comprova que eles reataram o matrimônio, mas ambos ainda não assumiram publicamente.

Jennifer Lopez e Ben Affleck: Após ficarem 17 anos separados, os artistas voltaram a se aproximar. Segundo informações do site internacional E! News, Lopes e Ben foram vistos juntos em Los Angeles fazendo uma viagem para Montana, no Oeste dos Estados Unidos.

Mayra Cardi e Arthur Aguiar: Depois de um término bastante conturbado e polêmico regado a traições e abusos psicológicos em 2020. Mayra resolveu passar uma borracha em tudo. Neste ano, a influenciadora digital deixou no ar em suas redes sociais que deu mais uma chance para o marido, o ator Arthur Aguiar. 

Se tem uma coisa que bateu durante a pandemia foi a carência. Os solteiros foram à loucura pelo fato de não poderem sair de casa, por conta do isolamento social, assim, não tendo a possibilidade de flertar, conhecer alguém, beijar na boca e encontrar um relacionamento sério ou casual.

Alguns famosos não deixaram isso lhe afetar e começaram a namorar mesmo neste período difícil em que o momento vive. Listamos alguns deles!

Bruna Marquezine e Enzo Celulari: No final do mês de abril deste ano, Marquezine assumiu seu romance com Enzo publicamente. O casal começou o affair no inicio do ano passado, mas só confirmaram o namoro agora. Em seu perfil no Instagram, a atriz fez uma linda declaração de amor para o empresário.

Luísa Sonza e Vitão: Os cantores tornaram o relacionamento público em setembro do ano passado. Sonza e Vitão ficaram próximos durante a gravação do clipe “Flores”, do qual gravaram juntos.

Gabriel Medina e Yasmim BrunetA modelo se aproximou do surfista durante a quarentena, em abril de 2020. A modelo e o surfista passaram a morar juntos na casa dele em Maresias, litoral norte de São Paulo, e desde então não se desgrudaram mais. 

Sasha Meneghel e João Figueiredo: A filha da Xuxa e o cantor gospel assumiram o romance na rede social, em abril de 2020. 

Winderson Nunes e Marina Lina: O casal assumiu o romance em novembro do ano passado com a catarinense Maria Lina, estudante de Engenharia Civil.

Veja também
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

Tópicos

casamento Como deve proceder caso a gestante sinta os sintomas do coronavírus? Como deve ser feita a limpeza de superfícies para evitar o coronavírus (COVID-19)? Como é o nome oficial da doença causada pelo COVID-19? Como fazer a limpeza e descontaminação de objetos e utensílios em casa para prevenir o Covid-19? Como lavar a roupa de uma pessoa com a doença do coronavírus? Como limpar celulares para evitar contaminação do COVID-19? Como o organismo da gestante reage diante da COVID-19? Como ocorre a transmissão do novo coronavírus? Como posso ter acesso ao TeleSUS? Como preparar a minha empresa para um eventual caso de COVID-19? Como prevenir COVID-19 no ambiente de trabalho? Como será feito o acompanhamento do progresso do coronavírus durante a retomada? confinamento CORONAVÍRUS Covid-19 Devo deixar as janelas sempre abertas se tiver alguma pessao com doença do coronavírus? divórcio É normal querer se separar? É seguro receber um pacote de qualquer área em que a COVID-19 tenha sido relatada? É verdade que o Gusttavo Lima voltou com Andressa? isolamento social namoro O que aconteceu com Whindersson e Luísa? O que devo fazer se uma pessoa tossir ou espirrar do meu lado para prevenir o COVID-19? O que fazer se eu ficar doente de COVID-19? O que posso fazer para proteger meu filho e evitar a propagação do COVID-19? O que significa uma pandemia? Onde os casais famosos se conheceram? pandemia Pessoas devem interromper ou modificar seus tratamentos se tiverem coronavírus (COVID-19? Podemos usar todos os antitérmicos para o controle da febre do COVID-19? Porque Andressa Suita separou do Gustavo Lima? Porque Luisa sonza é Whindersson Nunes se separaram? Porque o Gusttavo Lima terminou o namoro? Porquê tantos casais estão se separando? Posso consumir carne de porco se estiver com COVID-19? Quais as diferenças dos sintomas da COVID-19 e gripe/resfriado? Quais celebridades formaria um casal perfeito? Quais devem ser os cuidados com os bebês para evitar COVID-19? Quais famosos se separaram em 2020? Quais hábitos podem me ajudar a superar pandemia do COVID-19? Quais os casais famosos? Quais são as complicações da COVID-19? Quais são os principais cuidados para evitar a contaminação familiar de COVID-19? Qual cantor se separou? Qual cantor sertanejo que separou da esposa? Qual cantor sertanejo se separou recentemente? Qual casal do Power Couple Brasil se separou 2018? Qual casal famoso se separou recentemente? Qual é a síndrome gripal dos casos suspeitos de COVID-19? Qual é o tempo de incubação do coronavírus? Quando foi descoberto o novo coronavírus COVID-19? Quando Luísa é Whindersson casaram? Quando Marina Ruy Barbosa se separou? Quando o casal se separa a esposa tem direito a pensão? Quando o Gusttavo Lima se separou? Quando Whindersson e Luísa começaram a namorar? Quanto tempo Luísa é Whindersson se separaram? Quanto tempo o coronavírus permanece ativo em diferentes superfícies? Quantos casais famosos se separaram em 2020? Quem é a atriz que se separou do marido? Quem é namorada do Whindersson? Quem é o sertanejo Marlon? Quem se separou na quarentena? Quem separou em 2021? Quem terminou Luísa é Whindersson? relacionamento separação Tenho que parar de tomar alguma medicação por conta do novo coronavírus (COVID-19)?