Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira, dia 20, mostra que 55% dos brasileiros não acreditam que o presidente Donald Trump, dos EUA, seja capaz de reverter a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro. Porém, 36% acreditam que seja possível.
+ EUA aceitam consulta do Brasil na OMC, mas dizem que há ‘questões de segurança nacional’
Além disso, 71% da população acredita que Trump está errado ao impor taxas ao Brasil por acreditar que exista uma perseguição contra Bolsonaro. 21% disse que ele está certo e 8% não soube responder ao questionamento.
As altas tarifas aos produtos brasileiros vão prejudicar a vida da população para 77% dos entrevistados. 20% acredita que as mudanças não vão interferir em suas vidas e 3% não respondeu.
48% da população disse estar do lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do PT no embate contra as tarifas dos EUA. 28% disse estar do lado de Bolsonaro e de seus aliados. 15% afirmou que não está do lado de nenhum deles e 9% não soube responder.
A pesquisa ouviu brasileiros com 16 anos ou mais nos oito Estados que correspondem a 66% do eleitorado do País entre os dias 13 e 17 de agosto de 2025. O nível de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de até 3 pontos percentuais.