O ex-BBB Eliezer tem relatado nas redes sociais sua rotina de cuidados após ter se submetido a uma cirurgia de desvio de septo nasal com rinoplastia.
O influenciador reclamava de dores de cabeça e nariz muito entupido, sintomas enfrentados por muita gente. “A grande maioria das pessoas, cerca de 70% da população brasileira, tem algum grau de desvio de septo nasal. Quando dificulta o dia a dia do paciente, a cirurgia é indicada”, explica o otorrinolaringologista e cirurgião crânio-maxilo-facial Jamisson Melo.
De acordo com o cirurgião, a dificuldade de realizar uma prática esportiva, ronco ou uso frequente de medicamentos, como antialérgicos e corticoides, que não apresentam resposta satisfatória para a desobstrução do nariz, indicam a necessidade de cirurgia.
“O desvio de septo pode levar a outros problemas relacionados à ventilação do nariz, podendo ocasionar sinusite e dores de cabeça, por exemplo”, relata Jamisson.
Segundo o especialista, o ideal é operar ainda jovem porque, com o tempo, o aumento de pressão arterial ou o diabetes, por exemplo, podem ser complicadores para a cirurgia, que necessita de anestesia geral.
Para detectar o desvio de septo, o médico realiza um exame físico, que avalia inicialmente o nariz. Depois, exames mais primorosos, como a endoscopia nasal e a tomografia ajudam a observar a anatomia do nariz detalhadamente.
“É uma cirurgia tranquila, que, em geral, dura 1h10. Na maioria das vezes, o cirurgião acaba fazendo também a correção dos cornetos nasais, que geralmente são grandes nos pacientes com quadro de obstrução”, detalha Jamisson.
Eliezer reclamou de edema, ou seja, inchaço no rosto, e disse que levou bronca por não repousar corretamente.
Para Jamisson, após o procedimento, a recuperação é rápida e o paciente tem alta no dia seguinte à operação. Depois, é indicado o repouso absoluto por cerca de oito dias. “Para academia ou viagens de avião, o período ideal é após 15 dias. Em um mês, o paciente já pode retomar a rotina de antes”, finaliza.