Maioria da população quer que Brasil fique neutro sobre ações dos EUA na Venezuela

51% acham que a atitude de Lula de condenar a ação do país governado por Trump foi errada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia de regulamentação, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), das novas regras que facilitam o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A maioria da população brasileira (66%) acredita que a melhor atitude a ser tomada pelo governo do Brasil é ficar neutro em relação às ações dos Estados Unidos na Venezuela. Isso é o que mostra a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 15. Além disso, 18% acredita que o País tem que apoiar as ações do presidente Donald Trump no país latino e 10% pensa que o governo brasileiro tem que se opor. 6% não soube responder.

+ AtlasIntel: 60,1% dos latinos aprovam captura de Maduro pelos Estados Unidos

No sábado do ano, forças militares dos Estados Unidos realizaram uma operação em território venezuelano, resultando na captura do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa Cilia Flores, sob a justificativa oficial de combater o “narcoterrorismo” na área e fazer cumprir mandados relacionados a acusações nos Estados Unidos.

A pesquisa, que foi realizada entre os dias 8 e 11 de janeiro e ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, também mostrou que o fato de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter condenado duramente as ações foi considerado uma postura errada para a população (51%). Aqueles que acham que a atitude foi correta representam 37% e aqueles que não sabem somam 12%. O levantamento tem margem de erro estimada de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.