MILÃO, 15 JUL (ANSA) – O maior meteorito marciano já encontrado na Terra, pesando quase 25 quilos, será leiloado na próxima quarta-feira (16) pela Sotheby’s em Nova York, nos Estados Unidos.
O lance inicial do artefato é de US$ 1,8 milhão, mas a casa de leilões estima que a grande rocha originária de Marte, chamada NWA 16788, deverá ser vendida por até US$ 4 milhões.
Há alguns meses, o fragmento foi exibido ao público na sede da Agência Espacial Italiana (ASI) durante um evento e vinha sendo estudado por especialistas da Universidade de Florença.
A rocha marciana foi descoberta em 2023 por um caçador de meteoritos desconhecido na região de Agadez, no deserto do Saara, aproximadamente 90 quilômetros a oeste do oásis de Chirfa, no noroeste do Níger. Ele foi vendido a um negociante internacional e permaneceu em uma galeria privada em Arezzo.
De acordo com a Sotheby’s, a pedra teria se desprendido da superfície de Marte após o impacto de um asteroide massivo e viajou 225 milhões de quilômetros até a Terra. Os especialistas indicaram que a rocha deve ser relativamente nova, tendo caído no planeta não há muito tempo.
Ao todo, o NWA 16788 representa aproximadamente 6,5% de todo o material marciano atualmente conhecido e é 70% maior do que o segundo maior meteorito marciano encontrado na Terra até o momento. (ANSA).