Tecnologia & Meio ambiente

Maior avião do mundo faz primeiro voo nos EUA

Maior avião do mundo faz primeiro voo nos EUA

El Stratolaunch, en pleno vuelo sobre el desierto de California, el 13 de abril de 2019 - Stratolaunch Systems Corp/AFP

O maior avião do mundo decolou pela primeira vez, em um voo de teste na Califórnia neste sábado, informou a empresa norte-americana Stratolaunch.

A aeronave, com duas fuselagens e seis motores Boeing 747, sobrevoou o deserto de Mojave em sua viagem inaugural.

Seu design permitirá transportar ao espaço e soltar foguete, que por sua vez, ativará satélites. Dessa forma, a nova aeronave forneceria uma forma mais flexível para essa finalidade do que os foguetes de decolagem vertical, já que precisa apenas de uma pista longa para decolar.

A aeronave, cuja fabricação estava nas mãos da empresa de engenharia Scaled Composites, é tão grande que a distância entre as extremidades de suas asas é de 117 metros, ou seja, mais do que um campo de futebol, ou aproximadamente 1,5 vez maior que a de um Airbus A380, que tem menos de 80 metros.

O vôo durou aproximadamente duas horas e meia, segundo Stratolaunch. Até agora, o avião só fizera testes no solo. A velocidade máxima era de 304 quilômetros por hora e atingia uma altitude de 17.000 pés, ou 5.182 metros.

A Stratolaunch foi financiada por Paul Allen, co-fundador da Microsoft, como uma forma de entrar no mercado aeroespacial para lançar pequenos satélites. Entretanto, Allen morreu em outubro e o futuro da companhia é incerto.