O nome das cantoras Juliette e Duda Beat e da marca Bauducco estão em destaques nos trends do X (antigo Twitter) nesta quarta-feira, 18, após o lançamento de “Magia Amarela”, música responsável pelo novo posicionamento da marca de alimentos.

O rapper Fióti, irmão do também rapper Emicida, fez uma live em seu perfil do Instagram acusando as artistas e a empresa de plágio pelo projeto “Amarelo”, lançado em 2019.

Ele foi dividido em três partes: o disco “Amarelo”, o documentário “Emicida: AmarElo – É Tudo Pra Ontem”, disponível na Netflix, e “Amarelo ao vivo”, gravado no Theatro Municipal de São Paulo.

Em 2020, o álbum ganhou o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa.

“Reflitam sobre isso, de verdade. Tem banda de artista branco que a gente encontra em todo lugar, que mal lançou um disco e que em um ano já ganhou um Grammy. A gente levou 12 anos para ganhar um Grammy [Latino]. E o trabalho que a gente ganhou um Grammy acabou de ser roubado conceitualmente. Entendeu? Tem noção o ódio que gera? Tem noção a vontade que dá de botar fogo em tudo?”, disse Fióti em um dos trechos.

“Só que essa não vai ser a arma que a gente vai usar, é isso que eles esperam da gente. Não vamos usar essa arma. Vamos usar a diplomacia como a gente sempre usou. […] Não adianta levantar punho cerrado na época do Georde Floyd e ser conivente quando isso acontece, você está contribuindo com isso”, desabafou.

Na sequência, o artista ressaltou que a marca entrou em contato com eles anteriormente para o projeto, mas o rapper ressaltou que não houve sequência por “motivos de prazo e questões financeiras”.

“Essa marca negociou com a gente, só que a gente não chegou a um acordo por cronograma, prazo e questões financeiras também, porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que a gente tinha que fazer”, disse.

“Sabe apropriação e tudo aquilo que a gente discursa sobre ética? Então, esse mercado tem bem pouco. Sem criticar as artistas, que inclusive admiro, mas nosso jurídico vai trabalhar”, completou.

Depois, no seu perfil do Twitter, Fióti compartilhou um trecho que seria o evento de lançamento do novo posicionamento da Bauducco, onde o gerente executivo responsável fala sobre detalhes da nova campanha. Juliette e Duda Beat estiveram presentes.

“É uma noite muito especial. A Bauducco lança a nova identidade visual nesse evento. Pela primeira vez, nos últimos 30 anos, a gente renova toda a nossa linha de produtos. É um momento histórico e especial. Nosso novo amarelo, nossa nova identidade visual”, disse André Kieling.

Já no story do seu perfil do Instagram, o rapper postou um trecho da música das cantoras, A cor da vida/é amar elos reais, que é parecida com um trecho da fala do pastor Henrique Vieira, em “Principia”, feat com Fabiana Cozza, Pastor Henrique Vieira e Pastoras do Rosário, No vínculo de todas as cores/dizem que o amor é amarelo. Ele afirmou que “artistas que estão no meio disso são coniventes e fantoches ao mesmo tempo”.

“O sistema que a publicidade brasileira opera é tão cruel e mecânico, sempre visando tirar vantagem em tudo. Uso da arte, da história, da vida das pessoas em busca de um slide com KPIs batidos, saving, ROI, impressões e retenções. A quem ela serve? As artistas no meio de tudo isso são coniventes e fantoches ao mesmo tempo, na mesma medida. Que tristeza, a cultura brasileira perde muito com isso”, escreveu.

Capa do single "Magia Amarela" e do documentário "AmarElo"
Capa do single “Magia Amarela” e do documentário “AmarElo” (Crédito:Reprodução/Twitter/@juliette/Divulgação/Netflix)

A IstoÉ entrou em contato com a Bauducco, mas até o momento não teve resposta. O espaço segue aberto.

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Juliette diz que foi apenas contratada pela marca

Juliette se pronunciou oficialmente através de uma nota da sua assessoria de imprensa. De acordo com o comunicado da agência BPMcom, a artista “foi contratada como uma das intérpretes para o trabalho”. A cantora Duda Beat até o momento não compartilhou nenhum posicionamento.

“Informamos que a música “Magia Amarela” faz parte de uma campanha publicitária e que Juliette foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual. A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos”.

A IstoÉ também entrou em contato com as empresas musicais descritas na música “Magia Amarela”. O Grupo Rodamoinho não se pronunciou e indicou a agência BPMcom como responsável pela comunicação da Juliette. Já a gravadora Virgin Music Brasil, que é a divisão brasileira da gravadora Britânica Virgin Records e uma subsidiária da Universal Music Brasil, ainda não retornou o nosso contato.

A Lab Fantasma, gravadora e marca responsável pelas carreiras de Emicida e Fióti, foi contatada e ainda não retornou. A artsta Duda Beat também foi procurada e até o momento não retornou.

Nosso espaço segue aberto para todos os lados.