Mafioso italiano Davide Pasquali é detido na Espanha

ROMA, 18 NOV (ANSA) – O mafioso italiano Davide Pasquali, um dos fugitivos mais procurados pela polícia de Roma, foi detido entre as cidades de Málaga e Fuengirola, na Espanha, na noite do último dia 16 de novembro, informaram as autoridades da Itália nesta sexta-feira (18).   

Em nota, os carabineiros informam que Pasquali, de 30 anos, é suspeito de chefiar um dos maiores mercados de drogas do bairro de Tor Bella Monaca e foi encontrado em posse de documentos falsos.   

Segundo uma reconstrução feita pela Direção Distrital Anti-Máfia do Ministério Público de Roma, o criminoso é “suspeito de ter desempenhado um papel importante em um dos mercados de tráfico de drogas do bairro do subúrbio romano, escapando à captura como parte de um operação realizada pela Unidade de Investigação dos Carabineiros de Frascati que, em 27 de abril de 2021, desarticularam todo um campo de tráfico de drogas, com a prisão de 50 indivíduos”.   

As autoridades judiciais de Roma haviam emitido um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão europeu, seguindo a ordem de prisão preventiva emitida pelo juiz encarregado da investigação na capital italiana.   

“Os crimes imputados a Pasquali são a formação de quadrilha voltada para o tráfico de entorpecentes, além de múltiplas condutas de tráfico de drogas a varejo”, explica o comunicado.   

A prisão foi possível “graças à sinergia investigativa constante entre o Núcleo de Investigações do Grupo Carabinieri de Frascati, a Direção Central de Serviços Antidrogas e o Serviço de Cooperação Policial Internacional”.   

Desta forma, “foi acionada a unidade espanhola da rede europeia Equipes de Busca Ativa de Fugitivos (ENFAST), que, juntamente com a Polícia Nacional de Málaga, facilitou a localização do fugitivo”, concluíram as autoridades italianas. (ANSA).