Um dia após terminar na sétima colocação em sua estreia olímpica nos 400m livre, a nadadora brasileira Maria Fernanda Costa avançou na manhã deste domingo à semifinal dos 200m livre. Mafê marcou 1min56s65 e terminou as eliminatórias com o oitavo tempo.

As semifinais, que reúnem as 16 melhores nadadoras, acontecem na tarde deste domingo. A brasileira precisa ficar entre as oito melhores para chegar à sua segunda final na Olimpíada de Paris.

“Vou usar uma estratégia diferente à tarde. Estava confiante para pegar uma semifinal pois cheguei com o 12º tempo”, afirmou a nadadora. “Nadar uma prova de 200 logo depois do dia de ontem é um pouco cansativo, mas não me prejudica em nada. Agora é descansar e botar a cabeça focada para a semifinal”, completou ela, que vai nadar na primeira série semifinal na raia 6.

A segunda série conta com as australianas Ariarne Titmus, que venceu os 400m livre no sábado e é a atual recordista olímpica e mundial da prova, e Mollie O’Callaghan, que perdeu o recorde mundial para a compatriota em junho.

Guilherme Costa, o Cachorrão, estava inscrito para nadar os 200m livre, mas a comissão técnica brasileira decidiu poupá-lo para os 800m livre, prova na qual foi finalista nos Jogos de Tóquio, em 2021. Cachorrão terminou os 400m livre no sábado na quinta posição.

TORCIDA BARULHENTA

A programação da tarde deste domingo em Paris começa às 15h30 (de Brasília) com a final dos 400m medley masculino, que tem o astro francês Léon Marchand.

Uma multidão barulhenta de cerca de 15 mil pessoas que lotou a Arena La Defense vibrava a cada braçada de Marchand, que conseguiu o melhor tempo da manhã com 4min08s30, muito à frente de seus principais rivais: o britânico Max Litchfield (4min09s51), o japonês Daiya Seto (4min10s92) e o americano Carson Foster (4min11s07). O atual campeão olímpico, o americano Chase Kalisz, ficou fora da final após marcar 4min13s36 e terminar na 11ª colocação.

Marchand tem 22 anos e treina com americano Bob Bowman, técnico que acompanhou Michael Phelps em suas 23 medalhas de ouro olímpicas. O francês busca de seu primeiro ouro e quebrou o recorde mundial dos 400m medley que Phelps ostentou por 15 anos. A expectativa é de uma nova marca neste domingo.