Uma youtuber americana que exibia sua vida familiar e promovia práticas de educação rigorosas nas redes sociais permanece sob custódia policial neste sábado (2) depois de ter sido presa por acusações de abuso infantil com agravante, informaram as autoridades de uma localidade do estado de Utah.

Na quarta-feira, Ruby Franke e a sócia Jodi Hildebrandt foram presas na cidade de Ivins, depois de que um dos seus filhos, frágil e faminto, conseguiu abrigo na casa de vizinhos.

“O menor estava extremamente magro e desnutrido, apresentava feridas abertas e tinha fita adesiva em suas extremidades”, como se tivesse sido algemado, afirmaram as autoridades em um comunicado.

Outro menor “em condições físicas de desnutrição similares” foi encontrado pela polícia na residência familiar. As duas crianças foram levadas para o hospital.

Na sexta-feira, as duas mulheres foram acusadas de abuso infantil com agravante, informou a imprensa local. Neste sábado, as duas permaneciam em prisão preventiva, de acordo com funcionários da prisão do condado.

Franke, mãe de seis filhos, ficou famosa graças ao seu canal no YouTube, agora desativado, “8 Passengers”, no qual retratava a vida cotidiana de sua família e promovia normas de ensino rigorosas, incluindo a privação de alimentação como castigo.

Em trechos de seus vídeos, compartilhados pelos internautas depois de sua prisão, Franke ameaça seus filhos com a “perda do privilégio de se alimentar”. Em outro momento, uma das crianças explica que há vários meses dorme em um pufe depois de “perder seu quarto” por contar uma piada de mau gosto.

O canal foi suspenso pelo YouTube. Segundo a imprensa americana, em determinado momento, quase 2,5 milhões de pessoas acompanhavam o programa.

cha/els/dg/db/dd