Agatha Rebeca Maestrello, de 12 anos, foi diagnosticada com escoliose idiopática e isso fez com que a sua coluna se curvasse no formato de um “S”. Na sexta-feira (11), um procedimento cirúrgico para a correção foi realizado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Recentemente, a menina conseguiu dar os seus primeiros passos e a sua mãe, Ana Patrícia Maestrello, 35, comemorou o feito. As informações são do G1.

“Esse momento para nossa família é tão maravilhoso que nos faltam palavras para descrever. A cada minuto, vemos a mão de Deus. Ver nossa filha em pé com a roupa certinha no corpo foi uma experiência fenomenal”, disse a mãe.

Ana Patrícia e Agatha são naturais de Marília, no interior de São Paulo. Após o diagnóstico da menina, a mãe começou a vender bolos, em agosto de 2021, para custear o procedimento cirúrgico que estava em R$ 150 mil, caso fosse realizado em Cuiabá (MT).

No entanto, a garota passou por atendimento médico no Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e foi incluída em uma lista de espera que poderia levar de cinco a dez anos.

Arquivo pessoal

Contudo, em cinco meses, a curvatura da coluna de Agatha evoluiu de 75 para 101 graus. Por causa disso, o valor da cirurgia chegou a R$ 250 mil, em São Paulo.

Então, começou uma corrida contra o tempo porque a curvatura da coluna já estava comprimindo alguns órgãos.

O médico ortopedista e cirurgião de coluna do Hospital Albert Einstein Luciano Miller se sensibilizou com o caso de Agatha e resolveu custear uma parte da cirurgia.

O procedimento durou sete horas e alguns pinos foram colocados para manter a coluna reta.

Segundo Ana Patrícia, o valor arrecadado com as vendas dos bolos e doações online serviram para dar entrada ao hospital e custear a recuperação pós-cirúrgica.

Luciano Miller informou que Agatha receberá alta nesta semana e deverá passar por dez consultas de fisioterapia.