O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, determinou na segunda-feira, 18, que a agência reguladora de telecomunicações do país notifique a rede social TikTok para que retire do ar uma série de conteúdos virais após dois adolescentes venezuelanas morrerem por conta de um desafio.

Maduro deu o prazo de 72 horas para que a solicitação seja atendida. O presidente afirmou que uma menina, de 12 anos, morreu depois de ter ingerido um medicamento para controlar certos tipos de convulsões e aliviar ataques de pânico, seguindo um desafio que viu no TikTok no qual quem dormisse primeiro perdia. “Esta morte recai sobre a plataforma, porque são vocês, TikTok, que estão disseminando isso”, declarou durante seu programa semanal de rádio e televisão.

Um outro adolescente, de 14 anos, “que participou desses desafios que estão circulando pelo TikTok” também morreu, segundo o presidente.

Por conta disso, Maduro deu ordem à Conatel (Comissão Nacional de Telecomunicações) para que acionasse a plataforma imediatamente. Se o TikTok não atender ao pedido no prazo de 72 horas, o presidente destacou que pretende adotar “a medida mais severa contra esta rede social”.

*Com informações da agência de notícias Associated Press