Maduro exige retirada de tropas dos EUA do Caribe

RIO DE JANEIRO, 13 NOV (ANSA) – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, exigiu a retirada das tropas dos Estados Unidos do Mar do Caribe, após Washington enviar o maior porta-aviões do mundo para a região.   

“Os venezuelanos lutarão por sua pátria, ninguém deve interferir em nossos assuntos e ao imperialismo dizemos: saiam daqui, deixem a Venezuela em paz”, declarou o líder de Caracas nesta quinta-feira (13) na TV estatal.   

Na última terça (11), o governo de Donald Trump enviou ao mar caribenho um porta-aviões USS Gerald Ford, tido como o maior do mundo. A chegada do navio de guerra aumentou a tensão com Maduro, que ontem deu início a uma nova etapa do “Plano Independência 200”, que visa garantir a soberania e a integridade de seu território em caso de um ataque interno.   

Desde o início da “campanha antidrogas” de Trump, em meados do ano, mais de 60 pessoas foram mortas em bombardeios marítimos no Caribe e no Pacífico. Para o republicano, as ações são uma escalada necessária “para conter o fluxo de drogas” em direção ao país norte-americano. (ANSA).