A vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, disse no sábado que Nicolás Maduro é o “único presidente da Venezuela”. Maduro foi capturado junto com sua esposa, Cilia Flores, no meio de uma operação militar dos Estados Unidos que incluiu bombardeios em Caracas e outras regiões do país. Rodríguez disse que a Venezuela não voltará a ser colônia e vai resistir contra a investida do governo norte-americano.
Em um Conselho de Defesa da Nação, que dirigiu junto a chefes dos poderes públicos do país, Delcy Rodríguez reiterou seu pedido “de exigir a liberação imediata do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa Cilia Flores”.
A vice-presidente também afirmou que o governo está pronto “para defender a Venezuela”. “Nós estamos prontos para defender a Venezuela, nós estamos prontos para defender nossos recursos naturais, que devem ser para o desenvolvimento nacional”, disse Rodríguez.
Horas antes, em uma coletiva de imprensa, o presidente Donald Trump havia declarado que a vice-presidente venezuelana se manifestou “disposta a fazer o que considerarmos necessário para que isso funcione”.