ROMA, 9 SET (ANSA) – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na noite desta sexta-feira (9) que pode se tornar um “ditador” se for preciso para voltar a dar estabilidade econômica ao país.
“Pode ter chuva, trovão ou relâmpago. Vamos conseguir a paz econômica, a prosperidade e a estabilidade de preços. Eu quero fazer isso direito, mas se eu tiver que fazer isso de forma ruim e me tornar um ditador para garantir os preços às pessoas, eu vou fazer”, afirmou o mandatário em um pronunciamento transmitido pela TV estatal.
O mandatário, que vem tomando uma série de medidas criticadas pela oposição e pela comunidade internacional para se manter no poder, como a convocação de uma Assembleia Constituinte, afirmou que estabilizar os preços é “um objetivo nacional” que interessa tanto a produtores como os distribuidores.
Os dados da inflação oficial no país não são anunciados, mas a oposição estima que ela tenha atingido cerca de 250% entre janeiro e julho deste ano. Entidades privadas, no entanto, chegam a falar em inflação de 700% para todo o ano de 2017.
(ANSA)