O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, falou nesta segunda-feira, 11, sobre a campanha promovida pelos Estados Unidos com objetivo de capturá-lo. Durante um programa da emissora VTV, ele alegou que a resposta a um eventual ataque estadunidense poderia significar o “fim do império americano”.
“Eu digo aos imperialistas, e digo ao meu povo: não ousem”, disse ele na transmissão.
Maduro reiterou que, em seu país, todos as categorias militares recebem formação anti-imperialista, de modo a combater a visão norte-americana.
+ Parlamento da Venezuela respalda Maduro e denuncia nova ‘agressão’ dos EUA
A declaração vem logo após os EUA dobrarem a recompensa oferecida por informações que levem à prisão do venezuelano. De US$ 25 milhões, o valor foi para US$ 50 milhões. O governo americano sempre se colocou contra a gestão de Maduro e, ainda em 2024, consideraram sua vitória eleitoral ilegítima.
Presidente desde 2013, Nicolás Maduro se declarou campeão da disputa, mas a decisão foi contestada por analistas internacionais. Até hoje, não foram publicadas apurações detalhadas sobre a vitória.