Maduro desembarca em NY escoltado após ataque dos EUA contra Venezuela

WASHINGTON, 3 JAN (ANSA) – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, desembarcou em Nova York, neste sábado (3), após ter sido capturado em uma ofensiva deflagrada pelos Estados Unidos no território venezuelano.   

O avião, que decolou da Baía de Guantánamo, pousou em uma base militar da Guarda Nacional Stewart, em Nova York, por volta das 18h30 (horário de Brasília).   

O líder chavista e sua esposa, Cilia Flores, apareceram algemados e com correntes nos pés. Ambos foram escoltados por dezenas de agentes do FBI e da DEA e agora devem passar pelos procedimentos estabelecidos para aqueles presos sob acusações federais.   

Segundo a CNN, Maduro e sua esposa serão transferidos para um centro de detenção federal no Brooklyn.   

A expectativa é de que os dois compareçam a um tribunal em Nova York nos próximos dias para responder às seguintes acusações: conspiração para tráfico de drogas e terrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e encomenda de explosivos contra os Estados Unidos.   

A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, afirmou que o casal “em breve enfrentará toda a força da justiça americana em solo e tribunais dos EUA”.   

Na próxima segunda-feira (5), a ofensiva dos EUA contra a Venezuela será tema de uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). Segundo a ministra interina das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, o Brasil participará da conferência. (ANSA).