CARACAS, 18 FEV (ANSA) – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, comentou nesta terça-feira (18) a polêmica envolvendo o chefe de Estado argentino, Javier Milei, após seu inimigo ferrenho promover o lançamento de uma nova criptomoeda chamada $LIBRA.
Maduro atacou energicamente o presidente da Argentina, classificando-o como uma “fraude”. “O que aconteceu nas últimas horas é escandaloso”, declarou em seu programa “Com Maduro+”, transmitido pelo canal estatal VTV.
A declaração é dada após Milei se envolver em um escândalo que resultou em uma suposta “investigação urgente” aberta pelo próprio governo e um pedido de impeachment pela oposição.
Na sexta-feira passada (14), Milei publicou uma mensagem no X promovendo a criptomoeda recém-criada Libra, cuja cotação disparou até atingir um pico de quase US$ 5 mil, antes de entrar em queda livre, gerando perdas para milhares de investidores que haviam apostado no ativo por influência do presidente.
O prejuízo é estimado na casa das dezenas de milhões de dólares, enquanto o governo argentino tenta minimizar o escândalo, apesar da promessa de investigar o caso.
Uma das denúncias levanta, inclusive, a necessidade de realizar buscas nas sedes do poder Executivo, como a Casa de Governo e a residência presidencial em Olivos, nos arredores de Buenos Aires.
Em meio ao escândalo, Milei alegou que “não estava ciente dos pormenores do projeto” da criptomoeda e que apagou a publicação no X após ter se “inteirado” dos detalhes. Além disso, garantiu que não tinha “nenhum vínculo” com a Libra. (ANSA).