ROMA, 16 JAN (ANSA) – A cantora norte-americana Madonna manifestou apoio aos manifestantes no Irã por meio de uma mensagem publicada em seu perfil no Instagram, na noite da última quinta-feira (15).
“Pensando nas minhas férias no Marrocos, penso em todas as pessoas no Irã que estão lutando por uma revolução tão necessária e estão dispostas a morrer por aquilo em que acreditam”, escreveu a artista.
Segundo Madonna, a repressão às liberdades no país persa a levou a refletir sobre a própria vida e os privilégios de que desfruta, como “a liberdade de viajar pelo mundo, para vestir o que eu quero vestir, para montar um cavalo através do deserto” ou “falar livremente e não ser silenciada por punição, tortura e possivelmente morte”. A “rainha do pop” lembrou ainda que “as mulheres do Irã não têm essa liberdade” e o povo do país persa “não conhece a liberdade há séculos”: “Não posso afirmar conhecer verdadeiramente o sofrimento que foi suportado, mas os meus pensamentos e orações estão com a população do Irã”.
“Chegou a hora. Aguentem firme! Estou com o Irã. Façam com que suas vozes sejam ouvidas. Irã livre!”, concluiu.
Desde o fim de dezembro, o Irã enfrenta uma onda de protestos contra o governo, motivados pela insatisfação popular com a situação econômica e pela forte desvalorização da moeda.
As manifestações, no entanto, foram duramente reprimidas pelas forças de segurança, resultando em centenas de mortes e na prisão de milhares de civis. (ANSA).