Se seu objetivo é perder peso de forma saudável, pode dar adeus às dietas restritivas e mirabolantes. Isso porque o verdadeiro segredo para emagrecer com saúde reside em entender sobre macronutrientes.

Remédios para diabetes podem ser usados no emagrecimento? O que dizem especialistas

+ Criolipólise: procedimento não cirúrgico para eliminar gorduras é seguro e eficaz?

“Você tem que aproveitar a jornada. Dietas malucas não são uma jornada agradável”, relata Jono Castano, personal trainer de celebridades à “Women’s Health”, de onde são as informações.

“O que eu amo ensinar é entender o valor da comida. Muitos de nós comemos pouco, o que é uma coisa perigosa de se fazer. Isso realmente desacelera o metabolismo”, continua ele. Jono é o personal trainer de Rebel Wilson, atriz australiana que perdeu 35 quilos desde 2020.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Rebel Wilson (@rebelwilson)

Como entender os macronutrientes para emagrecer com saúde

mulher com calças largas, emagrecer com saúde
Freepik

A recomendação do profissional é considerar seus objetivos corporais e incluí-los em uma calculadora de macronutrientes. Você preencherá informações como seu peso, sua altura e seu nível de atividade diário. 

Com isso, você saberá quantas calorias deve consumir durante o dia para perder peso, divididas entre gorduras, proteínas e carboidratos. “Muitos de nós comemos de forma saudável, mas também podemos comer demais. Se você está tentando perder peso e está ingerindo muitas calorias para esse objetivo, pode estar comendo de forma saudável, mas não terá déficit, portanto, não perderá peso”, continua Jono.

No entanto, o acompanhamento com um nutricionista é ideal para começar o processo de emagrecimento com saúde e evitar as amarras que podem resultar em transtornos alimentares. Isso porque focar excessivamente nos macronutrientes poderá fazer com que você sinta que está seguindo uma dieta estrita e não permitirá que você desfrute eventualmente dos alimentos que gosta.

+ Transtornos alimentares: como identificar os principais sintomas

Para quem teve uma experiência ruim com a contagem de calorias ou não se sente atraída pelo método, o conselho de Jono é: “Coma para ficar satisfeita, não cheia”. E lembre-se: ao invés de colocar a estética em primeiro lugar, considere seus objetivos de saúde. Ter mais energia e força durante o dia e melhorar sua saúde mental são, sem dúvidas, mais importantes do que atingir o corpo “dos sonhos” ao emagrecer com saúde.