PARIS, 1 DEZ (ANSA) – Os presidentes da França, Emmanuel Macron, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reuniram nesta segunda-feira (1º), em Paris, e realizaram diversas chamadas por videoconferência com líderes europeus e negociadores dos Estados Unidos e de Kiev.
As articulações chegam após uma nova rodada de tratativas entre americanos e ucranianos em Miami, na Flórida, e na véspera da visita do enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, a Moscou para tentar avançar em um plano de paz com a Rússia.
Segundo fontes do Palácio do Eliseu, Macron e Zelensky tiveram reuniões por vídeo com o premiê do Reino Unido, Keir Starmer, com os líderes de Alemanha, Polônia, Itália, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Holanda, com os presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Conselho Europeu, António Costa, e com o secretário da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte.
As conversas ocorreram após um almoço na sede da Presidência francesa entre Macron, Zelensky e as primeiras-damas Brigitte e Olena.
Além disso, os presidentes também discutiram o plano de paz com Witkoff e com o principal negociador da Ucrânia, Rustem Umerov, que lideraram a rodada de tratativas em Miami.
“Junto com Macron, falamos com Umerov e Witkoff sobre os resultados das conversas na Flórida. Um briefing importante.
Concordamos em discutir mais detalhes pessoalmente”, afirmou o líder ucraniano no Telegram.
O presidente Donald Trump chegou a dar um ultimato para Zelensky aceitar um plano de paz até 27 de novembro, mas, diante das dificuldades nas negociações com Moscou, não falou mais em prazos.
Um dos principais entraves diz respeito à concessão de territórios por parte da Ucrânia: a Rússia rechaça a hipótese de devolver áreas já conquistadas, enquanto Kiev quer que a atual linha de frente sirva apenas como base para as negociações.
Também ainda há incertezas sobre as garantias de segurança que a Ucrânia pede para se resguardar contra eventuais futuras agressões russas. (ANSA).