Tecnologia & Meio ambiente

Macron e Xi reafirmam apoio ao Acordo de Paris sobre o clima

Macron e Xi reafirmam apoio ao Acordo de Paris sobre o clima

Os presidentes da França, Emmanuel Macron (D), e da China, Xi Jinping (E) durante cerimônia em Pequim - POOL/AFP

Os presidentes da China e da França, Xi Jinping e Emmanuel Macron, reafirmaram nesta quarta-feira em Pequim o apoio ao Acordo de Paris sobre o clima, dois dias após o anúncio oficial da saída dos Estados Unidos.

Os dois ressaltaram “o firme apoio ao Acordo de Paris que consideram um processo irreversível e uma bússola para uma ação forte sobre o clima”, afirma um comunicado conjunto publicado ao final de uma reunião no último dia da visita de Macron a China.

Os presidentes destacaram ainda “a vontade de melhorar a cooperação internacional sobre a mudança climática para garantir a aplicação total e eficaz do Acordo de Paris”.

Para alcançar o objetivo, ambos defendem o “respeito ao multilateralismo e pedem um estímulo político à cooperação internacional”.

China e França lamentaram a confirmação da retirada dos Estados Unidos do acordo, o que havia sido anunciado em 2017.

Sem citar os Estados Unidos, Macron lamentou que outros países decidam sair do acordo. “Mas quero pensar que são decisões que não representam o sentimento geral”, disse.

“Porque quando China, União Europeia e Rússia (que ratificou há algumas semanas o acordo) se comprometem com seriedade, a opção isolada de um país ou de outro não basta para mudar a direção do mundo. Contribui apenas para isolá-lo”, disse Macron.