PARIS, 7 JAN (ANSA) – O presidente da França, Emmanuel Macron, elogiou seu homólogo italiano, Sergio Mattarella, e o primeiro-ministro do país, Mario Draghi, durante um evento em Paris nesta sexta-feira (7) ao lado da líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.   

Na coletiva de imprensa, os dois falaram sobre diversos temas de interesse europeu e, em determinado momento, o francês foi questionado sobre o que achava do governo italiano.   

“Nós temos muita sorte de ter um presidente da República e um presidente do Conselho [de Ministros] tão corajosos, europeístas e amigos da França. Eu não costumo comentar as questões de política interna, incluindo em um país amigo, mas temos sorte”, disse Macron.   

O francês também foi questionado sobre o recente Tratado do Quirinale, assinado por ele e Mattarella, e disse que o acordo “reforça ainda mais o projeto europeu” e “não afeta em nada” as relações entre França e Alemanha. Segundo Macron, o pacto “cobre um campo muito vasto […] e que reforça e consolida a força das nossas ligações”.   

O presidente, que assumiu a liderança rotativa da União Europeia no dia 1º de janeiro, afirmou que não há antagonismo nas relações entre Paris, Roma e Berlim e destaca que os três caminham juntos para a avançar na integração europeia.   

“A amizade que temos com a Alemanha não tira nada da amizade que temos com a Itália – e vice-versa. Tudo se faz com inteligência e amizade e temos muitas coisas a fazer seja no nível bilateral ou comunitário”, pontuou ainda. (ANSA).