A Venezuela está começando “uma verdadeira transição para a democracia”, embora seja um “processo complexo”, declarou, nesta sexta-feira, 16. a líder opositora María Corina Machado.
+ Corina Machado diz que espera se tornar presidente da Venezuela ‘na hora certa’
“Estamos definitivamente nos primeiros passos de uma verdadeira transição para a democracia”, disse a política e prêmio Nobel da paz durante uma coletiva de imprensa.
“É um processo complexo”, acrescentou, em alusão ao governo atual, nas mãos dos herdeiros chavistas do presidente deposto Nicolás Maduro.
Encontro com Trump
A líder da oposição venezuelana e vencedora do Prêmio Nobel da Paz, María Corina Machado, presenteou nesta quinta-feira, 15, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com a medalha do Nobel durante um almoço reservado entre os dois na Casa Branca.
Segundo ela, o gesto foi simbólico e representou um agradecimento do povo venezuelano pelas ações do republicano em favor da “liberdade” no país. Em 3 de janeiro, membros das forças especiais de segurança americanas invadiram a Venezuela e capturaram o então presidente Nicolás Maduro, que está detido nos Estados Unidos desde então.
“Presenteei o presidente dos Estados Unidos com a medalha, a medalha do Prêmio Nobel da Paz”, afirmou Machado a jornalistas após deixar a Casa Branca e seguir para o Capitólio. “Fiz isso como um reconhecimento pelo compromisso único dele com a nossa liberdade”, acrescentou ela.
Trump confirmou mais tarde, em uma publicação nas redes sociais, que Machado deixou a medalha sob seus cuidados. O presidente disse que foi uma honra recebê-la e elogiou a líder venezuelana.